A erva-mate conquistou novos mercados, até internacionais nos últimos anos. Ela deixou de habitar apenas as cuias para ingressar nas fórmulas de medicamentos,
nas linhas de cosméticos e na receita de outros alimentos e bebidas. Agregar valor à erva-mate é um desafio lançado há anos, mas a aposta na erva-mate como componente de um produto além do chimarrão, acaba sendo barrada pelo custo-benefício e na própria aceitação do público.
O empresário e presidente do Sindicato das Indústrias do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), Gilberto Heck, destaca porque ainda são poucos os subprodutos à base de erva-mate. “Isto ocorre porque o setor ervateiro se caracteriza basicamente por pequenas e médias indústrias e nenhuma delas têm condições e características de agregar mercados consumidores em outros estados e países.”
Além disso, continua ele, o chimarrão é uma questão regional, pois as ervas fabricadas em Venâncio Aires, dificilmente são encontradas em mercados de municípios da região, como Candelária, por exemplo. “As indústrias ervateiras se localizam em microrregiões e não têm estrutura comercial para vender para o resto do estado ou país, ou para outros mercados que ainda não têm uma forte tradição de consumo”, observa.
Hoje, continua o empresário, um dos grandes mercados para consumo de erva é o chá-mate porque é um produto que é consumido no mundo inteiro. “Ele não se mantém nas barrerias do Sul, necessitando somente ser mais divulgado”, frisa. Heck acredita que no Rio Grande do Sul, uma ervateira não vai ter sucesso lançando este produto, cujo mercado consumidor se localiza a partir de São Paulo e lá, ele tem boa aceitação e é bem vendido.
Tentativas de criar produtos a base de erva-mate em Venâncio
Produtos de erva-mate que estão no mercado
Refri de erva-mate: novidade para o verão
Uma cerveja com gosto de chimarrão
Benefícios da erva-mate
– Estimulante. Atua beneficamente sobre o tecido nervoso e muscular;diurética, útil nas moléstias da bexiga;- Estomática, facilitando a digestão;- Sudorífica, auxiliando na cura de constipações;- Um auxílio para amenizar a fadiga cerebral e depressões, pois contém cafeína;- Ajuda o organismo a conservar energia e poupar gastos do organismo.