A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) promove durante todo o dia de hoje, em Porto Alegre, o 20° Grito da Terra Brasil (GTB). Ao mesmo tempo, em Brasília e nos demais 26 estados também ocorrem as manifestações no Ano Internacional da Agricultura Familiar.
Cerca de 5 mil agricultores familiares, organizados pelos 352 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, espalhados pelo Estado, participarão das ações ao longo do dia. A chegada dos ônibus inicia por volta das 6h, no Parque da Harmonia, onde ocorrerá uma assembleia para definir as ações na parte da manhã. A concentração será no pátio da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sito à Avenida. Loureiro da Silva, nº 515.
A partir das 13h, os agricultores se deslocarão ao Palácio Piratini para ouvir do governador Tarso Genro, as respostas da pauta, que a ele foi entregue no dia 29 de abril. O documento contém 44 itens, que envolvem dez secretarias e Casa Civil, e retrata as preocupações do movimento sindical, em especial relacionados a temas estruturantes voltados à melhoria da qualidade de vida, renda e sucessão rural.