
Desde a sua criação, a Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva), sempre buscou o apoio e a parceria das entidades ligadas aos produtores rurais, mas principalmente, do Poder Público Municipal. E isto ficou ainda mais evidenciado em setembro do ano passado, quando a entidade suspendeu por tempo indeterminado o abate de peixe no frigorífico localizado na Vila Arlindo.
Durante a reunião-almoço realizada no domingo, 16, na propriedade do associado Marcelo Frey, localizada em Linha Marechal Floriano Baixo, o secretário municipal de Agricultura André Kaufmann, trouxe a informação de que a Administração Municipal vai encaminhar para aprovação dos vereadores, um projeto para subsidiar 50% do valor dos alevinos que serão adquirido pelos associados da Apiva a partir de 2019. “Este subsídio será uma forma de incentivo para novamente alavancar o setor, porém, desde que isto proporcione retorno ao município”, afirmou. A presidente Sandra Wagner, colocou a Câmara à disposição da associação para auxiliar nesta tarefa e ainda afirmou que é preciso buscar o apoio de forças estaduais e federais, no caso, dos deputados.
REESTRUTURAÇÃO
Kaufmann reconheceu que o grande gargalo da cadeia produtiva hoje é o não funcionamento do abatedouro e que o mesmo, para ser reativado, precisa passar por uma séria reestruturação, precisando funcionar o ano todo e não somente para as feiras da Semana Santa. O secretário defendeu ainda, uma reestruturação da Apiva com projetos visando uma maior participação dos associados. “Precisamos encontrar uma maneira para reestruturar o frigorífico e com isso, 95% da cadeia estará reestruturada e os 5% restantes não vão impedir que a Apiva continue funcionando.”
Em reunião realizada há algumas semanas entre o secretário e integrantes da associação, foi tratada a viabilidade do produtor comercializar peixe em sua propriedade, bastando para isso, construir uma sala específica para poder armazenar o seu pescado abatido seguindo as exigências da legislação. Porém, para isso, é preciso reativar o abatedouro. Kaufmann colocou que este tipo de venda é possível e que o Serviço de Vigilância Sanitária não vê problema nisso.
FEIRAS
A presidente da Câmara solicitou que a Apiva incremente as feiras de peixe vivo durante o ano todo e que as mesmas não ocorram somente na Semana Santa. “Quanto mais vendas, maiores serão as possibilidades do incremento da produção”, observou, destacando a união dos associados e também defendeu a necessidade de reabrir o abatedouro porque, segundo ela, o peixe tem mercado. Sandra afirmou que acompanha a preocupação dos piscicultores pelo atual momento vivido por eles e, assim como eles, ela tem a esperança que o setor seja retomado com força em 2019, poi tem muito ainda a ser explorado e melhorado, além de fazer com que o consumo de peixe produzido pelos produtores do município se mantenha
O presidente da Apiva Lauro Kist, colocou que uma das maiores dificuldades hoje, é realizar feiras de peixe vivo, pois são poucos os consumidores que ainda mostram interesse e que eles preferem peixe já eviscerado e outros produtos, como filés e bolinhos. “Por isso, a importância da reativação do abatedouro”, defendeu, acrescentando que o reflexo da não realização de feiras durante o ano foi a pouca venda de peixe vivo nas duas edições realizadas em novembro e dezembro. Ainda segundo Kist, outro gargalo enfrentado pela Apiva é a concorrência do peixe que vem de fora, principalmente aquele de procedência e de sanidade duvidosas.
O prefeito Giovane Wickert, destacou o trabalho da Apiva e assegurou que o governo municipal será parceiro para consolidar todas as ações da entidade, visando incrementar a cadeia produtiva. FEIRAS
A primeira reunião da Apiva ficou marcada para as 20h30min, do dia 4 de janeiro de 2019, na sede social localizada no Parque Municipal do Chimarrão. Entre as pautas estará a organização do calendário das feiras de peixe para o ano de 2019, e de modo especial, as da Semana Santa.
“Desde a sua fundação, a Apiva sempre primou em produzir um peixe de qualidade, procedência e sanidade”.LAURO KISTPresidente da Apiva.