
Durante a inauguração da loja Agrocenter, ocorrida na terça-feira, 4, o presidente da Languiru Dirceu Bayer, anunciou que a cooperativa estava com o cadastro aberto para 200 criadores de frangos em toda a sua região de atuação. Segundo o secretário municipal de Agricultura André Kaufmann, durante as negociações ocorridas entre os meses de maio e junho para a vinda da Languiru para Venâncio Aires, a Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) reivindicou que dez destas vagas fossem destinadas para agricultores do município, o que efetivamente ocorreu.
Kaufmann confirma que até o momento já foram pré-selecionados oito e que espera nos próximos dias preencher as duas vagas restantes. Na verdade, observa o secretário, serão dez localidades e pode ocorrer que uma localidade venha a localizar mais que um projeto. O secretário frisa ainda que serão pré-selecionados fumicultores, porém, não podem ser integrados a nenhuma cooperativa e ainda, a propriedade precisa comportar energia elétrica trifásica. “Isto é para evitar que a cooperativa priorize quem já é seu integrado, como por exemplo, que já sejam criadores de suínos ou produtores de leite”, frisa. Kaufmann acrescenta que o aval dos produtores será da cooperativa.
O próximo passo, observa o secretário, será uma reunião dos pré-selecionados com um técnico da Languiru, que vai explicar todo o processo, desde a capação de recursos, como funciona a criação, qual a margem de lucro que a cooperativa trabalha. A reunião deverá ocorrer ainda em dezembro e após, serão visitados as dez propriedades.
DIVERSIFICAÇÃO
O projeto, segundo Kaufmann, integra o Programa Municipal de Diversificação e cada um dos selecionados será beneficiado com os serviços de 100 horas-máquina, o que totaliza mil horas-máquina e todos os serviços serão desenvolvidos ainda no exercício de 2019. Diante do grande volume dos serviços de horas-máquina, Kaufmann adianta que a municipalidade está estudando a possibilidade de terceirizar estes serviços. E, se tudo correr dentro do cronograma, até o início do mês de abril, já começará a construção do primeiro aviário e a previsão é que o restante também seja construído no próximo ano.
A meta da municipalidade em parceria com a Languiru, é a cada ano, construir dez aviários novos ou mais a partir de 2020, ampliando o número a partir de 2021.
R$ 550 mil a R$ 580 milserá o valor total do investimento de cada aviário.
33 milserá a capacidade de criação de frangos de cada galpão.
6é o número de lotes de frangos que serão criados por ano.
198 milserá o número total de frangos que cada produtor criará por ano.
Localidades
Os oito produtores pré-selecionados até o momento são de Linha Sapé, Linha Marechal Floriano, Linha Tangerinas, Linha Cerro dos Bois, Rincão de Souza, Campo Grande, Grão Pará e Picada Mariante. As outras duas localidades ainda falta definir.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		