Agropecuárias apostam em calendários para informar e auxiliar no plantio

-

Ao longo do ano, muitos são os plantios feitos pelos agricultores. Por experiência, é comum que eles já saibam a melhor época para determinado produto. Por outro lado, há quem não tenha tanto conhecimento e ainda precise de alguma ajuda. Por conta dessa demanda, algumas empresas do ramo agropecuário investem em calendários informativos, que contemplam a melhor fase da lua e período do ano para realizar um determinado plantio. É o caso da Agropecuária Franco, que completa 28 anos de existência em 2023.

De acordo com o proprietário do empreendimento, Vander Franco, há alguns anos existiam os almanaques, que traziam referências de quais luas deveriam ser feitos os plantios. Com a falta de circulação dessas publicações, ele afirma que muitas pessoas chegavam no local e pediam o catálogo. “Não tínhamos mais e é um custo mais alto para mandar fazer. Por conta disso, apostamos no calendário, que também traz essas informações”, acrescenta.
Nesse sentido, ele destaca que já tiveram diversos temas nos calendários, mas há quatro anos permanecem os informativos de plantio e de pesca. “O pessoal procura e pede. É uma cortesia que oferecemos. E, com ele, as pessoas podem ter uma referência para plantar”, salienta.

O encarte, que apresenta a época e a lua para plantar e pescar, tem como embasamento crenças populares e explicações técnicas. “Um dia alguém percebeu que plantar em uma determinada lua não é tão produtivo”, comenta Franco.
Sobre as plantações, ele explica que as mudas precisam de uma quantidade de luz solar e lunar, que refletem na terra e auxiliam no desenvolvimento da planta”. Esse é o meio de reação delas”, observa. Para ele, a intenção é continuar com o calendário informativo. “E queremos adicionar mais algumas informações que são úteis”, projeta.

Curiosidade

Uma curiosidade trazida por Franco, é que os melhores meses para plantar mudas frutíferas são os meses sem R, o período de outono e inverno: maio, junho, julho e agosto. Ele explica que durante o outono algumas plantas perdem as folhas, e com a chegada do inverno ficam adormecidas, então sofrem menos estresse de qualquer interferência que possa ser ocasionada. “E nos demais períodos elas estão acordando, qualquer mexida ela sente mais. Mas, claro, embora esteja ‘dormindo’, ela não está morta”, reforça

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido