O prefeito Airton Artus finalizou a agenda corrida da terça-feira, 11, na capital gaúcha, onde participou de uma reunião política, a convite do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, na residência do ex-deputado e ex-marido da presidente Dilma Rousseff, Carlos Araújo. Na presença de deputados e diversos prefeitos do Estado, o encontro serviu para discutir as ações do partido e unir cada vez mais o PDT em nível estadual e nacional.

“Fomos muito bem recebidos pelo anfitrião Carlos Araújo, que é uma figura emblemática e histórica no partido e até hoje mantém importante relação com a presidente Dilma, sendo uma espécie de conselheiro. Esteve afastado algum tempo do PDT e está se preparando para voltar. Essa reunião mostra que o partido está dinâmico e ativo”, avaliou Artus.

O PDT estadual prepara um evento para as primeiras semanas de 2013 onde acontecerá a refiliação de Araújo ao partido. Casado por 30 anos, a intenção do retorno de Carlos Araújo ao partido é ajudar o ministro do Trabalho Brizola Neto a tentar tomar o comando do partido do presidente nacional da sigla, o ex-ministro Carlos Lupi. “O partido precisa ser oxigenado. Está imobilizado pela atual direção”, disse Araújo, que está afastado da vida pública há 15 anos.

A deputada estadual Juliana Brizola sugeriu algumas propostas para o movimento com o objetivo de democratizar o PDT. Entre elas estão as eleições diretas para os diretórios e executivas municipais, reforma estatutária e do regimento interno, implantar cursos de formação política, valorização das coordenadorias regionais, além de aproximar ainda mais os movimentos do interior junto ao Estado.