Foto: Diego Batista / Folha do MateAlexandre Garcia vistou a redação da Folha do Mate ontem à tarde
Alexandre Garcia visitou a redação da Folha do Mate hoje à tarde

Depois de deixar a Rede Globo, o jornalista Alexandre Garcia, 78, prepara um canal no YouTube. A confirmação foi dada hoje à tarde durante entrevista à reportagem da Folha do Mate. O gaúcho, natural de Cachoeira do Sul, saiu da Rede Globo em dezembro do ano passado, após quase 31 anos de emissora.

No entanto, permanece como colunista da Folha do Mate e da Terra FM. “Terei meu canal, sim, mas não deixarei meus ouvintes de rádio e leitores de jornal e Twitter. Também quero me dedicar mais a palestras”, destacou. Na Rede Globo, além de participar do Bom Dia Brasil, se revezava na bancada do Jornal Nacional e ancorava o “DFTV” – noticiário local do Distrito Federal. Na Globo News, apresentava um programa semanal de entrevistas.

Alexandre Garcia também destacou que recusou convite para ser porta-voz do governo de Jair Bolsonaro pois, informou ele, pretende continuar comunicando para todos e não perder sua independência. Contudo, chegou a ser sub-secretário de comunicação social do governo do general João Figueiredo, último presidente da ditadura militar. “Hoje não tenho mais fôlego para isso”, resumiu.

Trajetória

Aos sete anos já atuava como ator infantil na rádio em que seu pai, o radialista Oscar Chaves Garcia, trabalhava. Aos 15, transmitia a Missa na Rádio de Cachoeira do Sul, onde nasceu em 1940. Aos 16, era locutor, redator, apresentador, repórter de rua da pequena rádio Independente de Lajeado. Quando ingressou na PUC/RS para estudar Comunicação Social conquistou o primeiro lugar no vestibular e no curso todo. Alexandre Garcia passou pelo Jornal do Brasil e pela TV Manchete antes de ir para a Globo.