Venâncio Aires -
No campeonato A Liga estão definidas as equipes semifinalistas. Em partes avançaram aquelas que aproveitaram o fator local na ida. O Avante venceu o Santa Tecla em Linha Andréas e segurou o empate fora de casa. O São Luiz garantiu os três pontos contra o Palanque em Vila Santa Emília e confirmou a vaga no 1 a 1 na casa do adversário. A Aert também começou vencendo em casa para carimbar a vaga diante do Monterey, em Linha Hansel. O River Plate chega na semifinal depois do empate contra o Santo Antônio fora e a vitória em seus domínios.
Foi uma quartas de final bem peleada, principalmente em se tratando dos jogos de volta. Ninguém teve facilidade para avançar.
O campeão e vice de 2024 – Santo Antônio e Palanque – nem na semifinal chegaram neste ano.
Agora vem uma semifinal com São Luiz e Aert outra vez se defrontando em fases decisivas do nosso futebol amador. Avante e River Plate, que foram os dois finalistas da competição em 2023, também será uma semifinal bem competitiva. Dos quatro clubes que chegaram na reta final, Avante, Aert e River Plate buscam o bicampeonato. O São Luiz, na A Liga, busca o título inédito. Aert e Avante, na semifinal, jogam por dois empates.
Grande campanha
No começo da Terceirona Gaúcha, a expectativa era grande em torno daquilo que o Guarani poderia apresentar nessa temporada. Pois a direção não mediu esforços, dentro da sua realidade, na montagem de um plantel em condições de fazer frente com os demais adversários. Na primeira fase, dentro do Grupo ‘A’, o Guarani passou por cima de todos. Venceu os sete jogos em que esteve em campo, lembrando que essa oitava vitória na tabela é decorrente ao WO referente a eliminação do Novo Horizonte.
Com uma semifinal já definida que será entre Apafut e São Paulo, o Guarani aguarda pelo adversário que sairá do confronto entre Rio Grande e Riograndense. Os dois times se enfrentam no domingo, 16. Penso que seria importante alguém do Guarani checar esse jogo mais de perto pois o adversário da semifinal estará em campo. Seria bom para avaliar algumas questões do próximo adversário e até para ter um ambiental do local.
Essa semifinal de ida será no dia 23 e o Guarani já deve viajar um dia antes para evitar o cansaço do deslocamento no dia do jogo. É imprescindível viajar um dia antes e concentrar em algum hotel.
Para não ficar até o dia 23 sem jogar, o Guarani terá o amistoso diante do Sub-20 do Grêmio no próximo sábado, 15, no Edmundo Feix.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Sistema defensivo do Guarani deixou a desejar em alguns lances no domingo no 4 a 2 diante da Apafut. Tomada de decisão, tempo de bola e saída do goleiro. Ajustes para fazer.