Estudante do 8º ano do Colégio Estadual Poncho Verde, de Mato Leitão, Tainá Rüdiger, 13 anos, representou a instituição de ensino na solenidade de entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 6 de julho.
A prova foi realizada em setembro do ano passado. “Era difícil. Tinha expectativas, mas não tantas de conseguir uma medalha de prata. Achei a solenidade na universidade uma ocasião importante. Gosto de matemática há muito tempo”, conta a estudante. Em Porto Alegre, ela esteve acompanhada dos pais, da irmã, da avó e de uma amiga.
Tainá destaca a participação do colégio. “Estudo no Poncho desde os 7 anos e, durante toda essa trajetória, o colégio sempre esteve presente no dia a dia dos meus estudos, com a participação dos professores, equipe diretiva e merendeiras. O Poncho Verde é a base da minha educação e essa conquista é fruto deles também”, destaca a estudante. O público-alvo da OBMEP são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.
SEGUNDA FASE
Diversos estudantes do Poncho Verde e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua estão selecionados para a segunda fase da OBMEP, que ocorre em 28 de setembro, a partir das 14h30min. O local das provas, que têm duração de três horas, ainda não foi confirmado. A divulgação dos vencedores será no dia 3 de dezembro.
OBMEP
A Olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A olimpíada foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, e tem como objetivos estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos; e incentivar seu ingresso em universidades.