Duas empresas virtuais na área de comunicação foram criadas na primeira aula do projeto ‘Escola de Líderes’, realizada, na manhã de sábado, no auditório do Ministério Público. Ocorreu a divisão dos alunos em dois grupos, sendo que cada empresa tem o seu nome específico. Uma se chama ‘Livro de Notícias’ e a outra ‘A Liderança’. Elas terão que competir entre si ao longo do projeto.
Os grupos foram organizados pelo preceptor Evangelos Sarantopoulos. Ele falou aos alunos sobre questões como disciplina e organização. Lembrou que os selecionados terão que desenvolver tarefas dentro das empresas virtuais.
As aulas do projeto ocorrerão em duas partes. Na primeira serão trabalhadas as empresas; e na segunda, atividades para formação da turma, como palestras e visitas a instituições.
Participaram também os preceptores: diretor da Folha do Mate, Sérgio Klafke; coordenadora técnica de programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Deizimara Ana de Souza e os coordenadores da iniciativa que são o delegado de polícia, Felipe Staub Cano e o advogado, Israel Cristiano Pacheco.
ALUNOS
A aluna Betina Franciele Schwinn conta que soube das inscrições da ‘Escola de Líderes’ por meio de seu pai. “Achei interessante”. Para ela, que tem 16 anos, participar do projeto é positivo também para a vida futura e para seu currículo. Betina faz o curso de informática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e pretende cursar Ciência da Computação na Universidade.
Marine Isabel Flores tem 17 anos. Diz que a iniciativa vai trazer muitos conhecimentos. “Sempre temos que estar aprendendo. A Escola vai ser boa, pois vou aprender a lidar com as pessoas e como se comunicar melhor. Minha mãe viu na Folha do Mate e disse para eu me inscrever, mas fiquei pensando se iria ser selecionada. Quando fui avisada que sim, fiquei muito feliz”, recorda. A jovem estuda na Escola Crescer e quer estudar Direito. Tem a pretensão de ser juíza.
O participante do projeto Michael Douglas Trindade também soube das inscrições pela Folha. “é bom para aprender a ser líder”. O rapaz tem 15 anos e faz o curso de informática do IFSul. Para o Ensino Superior, pensa em Direito e Administração de Empresas.