Como profissional, João deseja seguir na área da tecnologia. Por isso, já faz o curso técnico paralelamente ao Ensino Médio. (Foto: Bruna Stumm/Folha do Mate)
Como profissional, João deseja seguir na área da tecnologia. Por isso, já faz o curso técnico paralelamente ao Ensino Médio. (Foto: Bruna Stumm/Folha do Mate)

O mercado de trabalho vem buscando cada vez mais profissionais qualificados. Para os jovens, muitas vezes, sem experiências e apenas com o Ensino Médio, uma das opções encontradas para ter mais chances na área profissional é o curso técnico.

De acordo com a coordenadora administrativa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires, Andréia Haas, percebe-se um número expressivo de jovens entre 16 e 18 anos que ingressam na instituição de ensino. “Há alguns anos, notava-se que a faixa etária de ingressos era para pessoas de 30 anos ou mais. Hoje, são pessoas cada vez mais jovens, com cerca de 16 anos já frequentando a instituição”, afirma. Isso ocorre devido à procura pelos cursos técnicos. Por meio deles, alunos que ainda estão no Ensino Médio já podem fazer a qualificação técnica paralelamente e já atuar como profissionais apenas com o nível técnico de ensino.

Andréia observa que os estudantes que concluem o Ensino Médio com o técnico saem com maiores chances de inserção no ramo profissional. “Para quem busca independência financeira, o técnico é uma porta de entrada. Sem contar que fornece uma base para o aluno saber se deseja seguir na área futuramente e já leva a bagagem do conhecimento de uma universidade, que pode possibilitar, também, outras experiências”, comenta.

Futuro

Um exemplo de quem já realiza a qualificação técnica concomitante ao Ensino Médio é o estudante do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Albino Juchem (CAJ), João Carlos Ruschel Arenhardt, de 17 anos. Ele frequenta o ensino regular no período da manhã, e à noite, o curso técnico em Informática no Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), no campus Santa Cruz do Sul.

De acordo com o estudante, a decisão de iniciar o curso ainda no Ensino Médio se deu devido ao tempo de duração das aulas. “São dois anos e meio. Se eu fosse esperar concluir o Ensino Médio, faria direto a graduação na área. Mas assim, eu termino a escola e em pouco tempo finalizarei o técnico”, explica. Ainda, João acrescenta que este será um diferencial para o currículo e poderá abrir boas oportunidades de trabalho, pois já terá uma boa base do que a área necessita.

Cursos

• Os cursos técnicos disponíveis na Unisc campus Venâncio Aires são Enfermagem e Agropecuária – com turmas já fechadas para este ano, Marketing e Indústria 4.0 – ambas com inscrições abertas para turmas de março de 2023.

• Além disso, conta com cursos de graduação presencial em Administração, Direito e Ciências Contábeis, e outras 14 opções de cursos de graduação a distância.