Alunos observam ações ambientais em dois idiomas

-

Os cuidados com o meio ambiente e com o ecossistema foram trabalhados com os alunos da Escola Municipal Alfredo Scherer, no bairro Leopoldina. E para marcar a semana alusiva ao tema, o professor de língua alemã, Gilson Klemz, pensou num jeito diferente de envolver 31 alunos do 7° ano. Um quiz foi elaborado com o objetivo de ensinar aos estudantes as ações sobre o meio ambiente na Alemanha e compará-las ao Brasil. As informações, em dois idiomas, foram impressas em diversos banners espalhados pelo saguão da escola com o assunto ‘Consumo sustentável: assegurar o futuro. Os alunos tiveram dois períodos para responder 15 questões.

“O objetivo não é apenas ensinar a língua alemã, mas fazer com que eles possam aprender as ações sobre o meio ambiente e o consumo sustentável em países mais desenvolvidos”, explicou Klemz. Ele acrescenta que a Alfredo Scherer é a única escola da rede municipal a ministrar aulas em alemão. Durante a semana, as séries iniciais têm aulas de 30 minutos, o 3°, 4° e o 5° ano um período de 45 minutos e as séries finais do Ensino Fundamental, dois períodos.

O aluno Júnior Fernando Stahl, de 12 anos, nota que a diferença entre a Alemanha e o Brasil está na reciclagem. Para ele, no país europeu, o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto é maior. “Aqui no Brasil vemos que a poluição é muito grande, bem diferente da Alemanha”, ressalta. Tamyres Isabel da Rosa, 13, concorda com o colega, porém ela diz que, juntamente com os pais, procura fazer a separação do lixo. Sobre a aula de alemão, ela diz que no futuro, aprender um novo idioma pode ser decisivo para a busca de um bom emprego. Seja em português ou alemão, os cuidados com o meio ambiente são os mesmos e cada cidadão deve fazer sua parte.

CERTIFICADO

O professor Gilson, que está na escola há três anos, destaca o interesse dos alunos em aprender a língua alemã. Mesmo com o município tendo muitos descendentes de alemães, esta doutrina parece perder espaço para o inglês. Ele diz que os alunos, após a conclusão do Ensino Fundamental, estarão aptos a realizar uma prova final e, quem atingir a média, recebe um certificado imposto pelo Instituto Goethe. Com sede em Munique, na Alemanha, a entidade tem por objetivo oferecer cursos de alemão a estudantes e divulgar a língua em outros países. Inclusive, o material usado nas aulas foi destinado pelo mesmo instituto. Os banners serão enviados, na próxima semana, a uma escola municipal de Santa Cruz do Sul.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido