
O prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025 termina nesta terça-feira, 30. É por meio dessa declaração que, anualmente, são prestadas as informações necessárias para o cálculo do tributo devido pelos proprietários de terras no país. Em Venâncio Aires, até o início da tarde desta segunda-feira, 29, 6.062 haviam enviado a declaração. Em comparação aos anos de 2024 e 2023, o número é menor. No ano passado, no município, foram 6.982 declarações.
A principal novidade deste ano é a possibilidade de realizar o procedimento de forma totalmente online, por meio do Portal de Serviços da Receita Federal. Para isso, basta acessar o serviço ‘Minhas Declarações do ITR’, na aba ‘Imóveis’.
A declaração é obrigatória para pessoas físicas ou jurídicas (exceto imunes ou isentas) que detenham, a qualquer título, imóvel rural, bem como para quem perdeu a posse ou a propriedade entre 1º de janeiro e a data final de entrega.
O imposto devido pode ser parcelado em até quatro quotas mensais sucessivas, desde que cada parcela seja de, no mínimo, R$ 50. Valores inferiores a R$ 100 devem ser pagos em parcela única. O pagamento pode ser efetuado por transferência bancária, Documento de Arrecadação (Darf) em bancos autorizados ou ainda via Pix, por meio do QR Code gerado no momento da declaração.