Na sua querência, no Passo da Taquara, em General Câmara, Amaro Gomes Pereira, 82 anos, também conhecido como Amaro Areia, recebeu na tarde de ontem, o convite oficial para Patrono da Semana Farroupilha 2014, de Venâncio Aires.
A distinção foi sugerida por integrantes da Associação Tradiconalista Venâncio-Airense (ATVA), em reunião, a exemplo de anos anteriores. O nome de Amaro Areia foi aprovado por conta da vivência tradicionalista junto aos rodeios crioulos, em Venâncio Aires, sendo um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate.
Atualmente aposentado, ele vive no típico ‘rancho de gaúcho’, cercado pela natureza, onde faz questão de apresentar os seus ‘cuscos’ e as galinhas soltas no terreiro. Apenas o cavalo, conta que não lhe faz companhia, pois está com um pouco de dificuldade para montar. Entretanto, a pilcha é o traje do dia a dia. Entre as muitas lembranças, que foi ’entabulando’, com um dos companheiros de cavalgadas, Elton Manganelli, lembrou das domas de cavalo, das tropeadas, das cavalgadas, e outras lides campeiras.
De fala mansa, o Patrono 2014 não disfarça a teimosia do gaúcho. Quando convidado para pernoitar em Venâncio Aires, a fim de acompanhar os cavalarianos no acendimento da Chama Crioula, em Cruz Alta, no dia 16 de agosto, logo vai dizendo: “Durmo em qualquer lugar, pode ser até em cima de um pelêgo mesmo.”
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 01/08/2014.