A America Tampas é uma das empresas apoiadoras do desafio ‘Responsabilidade Ambiental em toda parte’, concurso de reportagem sobre ações ambientais voltado a escolas de Venâncio Aires. A iniciativa, promovida pelo portal Venâncio na História, da Folha do Mate e Terra FM, foi lançada neste mês, e as inscrições começam em 1º de julho.
A America Tampas possui em seu DNA a circularidade, no compromisso de ser ecologicamente correta, socialmente justa, culturalmente diversa e economicamente viável. A empresa busca incentivar o engajamento em ações que esclareçam acerca do destino correto do plástico, fazendo com que a circularidade aconteça na prática, através de projetos que levem o conceito para a comunidade e, especialmente, às crianças. “Trabalhamos de forma clara e objetiva, o que fará diferença para construirmos um amanhã que olha e se preocupa com o planeta que vive. Acreditamos que educar sobre circularidade sempre fará a diferença”, salienta a supervisora de Recursos Humanos & Sustentabilidade, Carina Krainovic.
A America Tampas fala constantemente sobre circularidade com a realização de campanhas internas, promoção da Semana do Meio Ambiente e Semana da Sustentabilidade, envolvendo toda a comunidade interna e externa. “Pois acreditamos que educação se faz com mudança de hábitos e, para isso, precisamos falar e mostrar o lado correto”, observa.
Além disso, a America Tampas também participa de dois grandes programas nacionais: o Tampinha Legal – atualmente, o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina – e também é membro da Rede Pela Circularidade do Plástico, que é uma iniciativa que reúne os oito elos da cadeia produtiva do plástico, desde a produção até o consumo, cujo principal objetivo é avançar na economia circular. “Participamos ativamente dessa iniciativa, diretamente através do nosso CEO, Gustavo Alvarez, que coordena o Eixo de Design de embalagens na Rede”, acrescenta Carina.
Ações
A America Tampas trabalha muito o conceito de ser circular por meio de ações de conscientização na comunidade, com campanhas internas e apoio do conceito Lixo Zero, “trazendo isso para nossa semana anual de sustentabilidade que ocorre em Outubro, Junto à Semana Lixo Zero Nacional”, cita a supervisora.
O grande ponto na economia circular é a diminuição da geração de resíduos, sejam eles plásticos ou qualquer outro tipo. A ideia é alterar a forma de pensar das pessoas e até mesmo o comportamento. Uma nova mentalidade para encontrar as soluções que sejam efetivamente diretas na preservação do Meio Ambiente. “Acreditamos que o trabalho de forma cooperativa, onde todos estejam focados no mesmo objetivo independente do segmento faz diferença na geração de resultados”, conclui Carina.