
Em solenidade na tarde da quinta-feira, 28, Geovane Griesang foi reconduzido oficialmente ao cargo de diretor-geral do campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires. O encontro ocorreu nas dependências da instituição e reuniu convidados, alunos e profissionais que atuam no local. O diretor foi reeleito em processo ocorrido no fim de abril, no qual teve aprovação de 61,74%.
A partir de agora, permanecerá à frente das atividades pelos próximos quatro anos (2025/2029). Integram também a gestão Fernando Luis Herrmann, como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, e Carolina Jantsch de Souza, liderando o Departamento de Administração e Planejamento.
Ao avaliar as atividades do último período, Griesang falou das dificuldades impostas pela pandemia e percalços financeiros. Emocionado, ainda repercutiu o trabalho desempenhado por estudantes e profissionais na enchente de 2024, recuperando eletroeletrônicos que foram atingidos pelas águas. “Agora, nesse novo período, eu me comprometo a continuar incentivando aquilo que temos de bom na escola, nossos projetos, visitas técnicas e olimpíadas”, afirmou.
Griesang aproveitou o momento para detalhar o plano de trabalho para o próximo mandato. Ele adiantou que, até 2027, o campus contará com um novo curso técnico subsequente na área de eletroelétrica, melhorias de equipamentos, cobertura da quadra esportiva e estação de tratamento de esgoto para a unidade. Outras metas definidas ainda envolvem a ampliação no número de estudantes de 600 para 800 até 2029 e restaurante estudantil.
Obras no IFSul
Está em fase final a obra que contemplou a reforma da cobertura dos blocos de convivência, sala de aula 2 e do auditório. Os trabalhos iniciaram em outubro do ano passado e tiveram investimento na ordem de R$ 1.015.129,45. Em dias de chuva, era necessário remanejar atividades por conta de goteiras e infiltrações.
Outro desafio, que demanda muita articulação e investimentos, é tirar do papel o Projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). “A gente vai tentar fazer com que isso aconteça, buscando a regularidade dentro do município, proporcionando o retorno de atividades que não temos mais, como a cantina dentro do campus”, destacou.
“Somos um projeto de futuro para a região”
Acompanhando a solenidade esteve o reitor do IFSul, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa. Ele lembrou de momentos importantes para a unidade de Venâncio Aires, como a pedra fundamental, que deu início às construções, em 2009, a chegada dos primeiros estudantes, em 2011, e instalação oficial do campus, em 2012.
Segundo ele, cada passo da trajetória nasceu do emprenho coletivo de trazer para a região a presença da educação pública, gratuita e de qualidade. “Não nos caracterizamos apenas como uma instituição de ensino, mas somos um projeto de futuro para a região. Cada estudante nosso é de uma realidade diferente e, ao concluir sua formação, leva novas possibilidades para si, para suas famílias e comunidades. Nós mudamos vidas por meio da educação”, comentou o reitor.
No seu pronunciamento, enalteceu a parceria para os trabalhos: “Eu desejo muito sucesso ao professor Geovane nessa caminhada. Acho que vai ser um momento muito especial e, na condição de reitor, vou dar todo o apoio e auxílio para o melhor trabalho”.