O atual estado das ruas centrais da cidade tem incomodado não somente os motoristas, mas também a Administração Municipal. Tentando minimizar os problemas, o departamento de trânsito irá efetuar fiscalizações de peso de cargas dos caminhões que transitam pelo perímetro rural. O objetivo é evitar mais estragos nas ruas já comprometidas, e que não suportam as ‘carguinhas’ extras que seguidamente passam pelos paralelepípedos.
Os problemas de desnível das ruas da área central da cidade podem ser diminuídos com ações da Prefeitura no combate ao excesso de cargas. Nos próximos dias entrará em vigor um plano de ampliação das fiscalizações de trânsito, especialmente, sobre o peso transportado por caminhões que passam pelas principais vias da cidade.
O objetivo principal é de ajudar na manutenção da pavimentação das ruas, problema atualmente crônico em determinadas quadras, que depende não somente de reformas, mas também de ações que permitam evitar que os estragos ocorram novamente. Além do sobrepeso dos caminhões, instalações de rede sanitária e de água, também dificultam a manutenção das estradas, ocasionando a buraqueira registrada atualmente.
Na tentativa de evitar mais estragos, o Município criou um grupo dentro do Departamento Municipal de Trânsito para atuar na fiscalização do peso das cargas transportadas. Uma parceria será feita com um empresa para utilização de balança digital quando houver dúvidas sobre o peso total de itens transportados. Conforme o coordenador de fiscalizações, José Alberto Bexheimer, em 30 dias as primeiras ações serão realizadas no perímetro urbano.
Estamos aguardando a formalização do convênio com esta empresa que irá ceder a balança para a gente fazer a pesagem. Este equipamento tem o credenciamento com órgãos de regulação, deixando o nosso trabalho bastante qualificado. Esperamos que em 30 dias já possamos estar nas ruas fiscalizando o peso dos caminhões que circulam pela cidade
Plano de Reformas
As fiscalizações fazem parte de um plano de reformas das ruas centrais da cidade. Para o prefeito Airton Artus, analisar as cargas que cruzam pelas vias urbanas é essencial para evitar mais estragos nas pavimentações. Após otimizar o serviço, a prefeitura quer iniciar um plano de recuperação das ruas principais.
“A partir do ano que vem vamos iniciar uma recuperação da pavimentação de algumas ruas. Queremos melhorar a trafegabilidade da área central. O controle de cargas é fundamental para que não ocorram mais estragos, especialmente para mantermos a qualidade das estradas da cidade,” relata.
Em 2015, com as instalações da rede de água e saneamento concluídas, será possível reformar e aplicar asfalto em trechos de ruas do centro. Conforme Artus, uma da primeiras será a Osvaldo Aranha a partir da rua General Osório. “Neste trecho as obras da rede de água já estão quase concluídas, após estudamos asfaltar o trecho, fora outros que poderão receber nova pavimentação.”
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 27/05/2014.