Foto: Divulgação / Folha do MateProjeto praticamente dobraria área do hospital de Venâncio
Projeto praticamente dobraria área do hospital de Venâncio

Apesar do cenário de crise e dos cortes nos repasses de recursos financeiros às instituições de saúde, o tom é de otimismo para o futuro por parte dos que pensam o setor no município. O sonho de ampliar o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) foi reforçado, ontem, durante ato de doação de mais um terreno do Município para o projeto.

Na solenidade realizada junto à instituição de saúde, a Administração Municipal de Venâncio Aires sancionou a doação de uma área de 810,5 metros quadrados ao hospital, avaliada em mais de R$1,5 milhão. Situado na rua 1º de Março, o terreno se liga nos fundos com outra área já repassada pelo Município, em 2014, com frente para a rua Visconde do Rio Branco. As duas áreas, unidas a imóvel lateral adquirido pelo HSSM em leilão municipal, totalizam um terreno de 4.246 metros quadrados, no centro da cidade.

A ampliação vem sendo pensada nos últimos anos pelo presidente do hospital, o médico Oly Schwingel, que conta com maquetes eletrônicas e mais de 300 plantas técnico-arquitetônicas do projeto. Com a ampliação, menciona que a área do HSSM passaria dos cerca de 8 mil metros quadrados de área construída para aproximadamente o dobro.

Schwingel destacou a importância da posse da área para a finalização do projeto e início da busca por recursos. Eleito este ano para mais dois anos na presidência da instituição de saúde, colocou como um dos seus objetivos para o período o encaminhamento das diretrizes para ampliação do hospital. “é um projeto audacioso que pode demorar até dez ou quinze anos para se concretizar”, reconheceu.

                                                                               PARCERIA COM A COMUNIDADE

Foto: Alan Faleiro / Folha do MateRepasse de nova área foi sancionada, ontem, em solenidade no hospital
Repasse de nova área foi sancionada, ontem, em solenidade no hospital

O prefeito Airton Artus citou que, momentaneamente, o projeto apresentado tem caráter simbólico, mas com a parceria da comunidade e por meio de parcerias com a iniciativa privada pode se tornar realidade no futuro. “A construção da nossa UTI também parecia uma utopia, mas depois de muito engajamento da comunidade foi tirada do papel.” Ressaltou que a intenção é convocar a população local a abraçar o projeto.

Apesar do momento não ser de otimismo, destacou que a crise tende a passar e destacou a importância de ter o projeto concluído para buscar recursos financeiros quando o país contar com governantes mais preocupados com a reestruturação das instituições hospitalares. O prefeito também disse que Venâncio Aires não deve ter medo de sonhar alto, pois têm um grande diferencial para consolidar esse projeto, que é a união entre o Executivo e o Hospital, que tem permitido muitos avanços e não pode retroceder.

 

 O PROJETO

A proposta de ampliação do Hospital apresentada pelo presidente do hospital, o médico Oly Schwingel, prevê a construção de um centro de diagnóstico, bem como de oncologia e nova área de hotelaria que se uniria à atual estrutura através de uma passarela suspensa. Pelo projeto também está prevista a construção de novos prédios onde atualmente funciona o Necrotério Municipal, mas isso não deve implicar momentaneamente na sua retirada do local.