Atendendo a uma orientação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) vai aguardar uma definição do Governo Federal para decidir se as prefeituras irão fazer uma paralisação. Inicialmente, o movimento estava previsto para ocorrer no dia 13 de novembro, próxima terça-feira.

A nota assinada pelo presidente da Famurs, Ary Vanazzi, diz que a “orientação da Famurs aos prefeitos gaúchos é que aguardem a resposta do Governo Federal ao pedido da 13ª parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prometida para o dia 13 deste mês, antes de decidirem pela paralisação em suas prefeituras”.

Após o anúncio do Governo Federal haverá, no dia 14, na sede da Famurs, em Porto Alegre, uma assembleia com os 27 presidentes das associações de municípios para decidir o que será feito pelas prefeituras.

VENâNCIO

Em Venâncio Aires o prefeito Airton Artus, que viajou para a Coreia do Sul, anunciou nesta semana que a prefeitura não irá fechar as portas em protesto, mas irá promover um ato público, manifestando o inconformismo das prefeituras em relação à crise financeira para o ‘fechamentoÂ’ dos mandatos. O ato público está marcado para a próxima terça-feira, às 14h, em frente à prefeitura. A mobilização será liderada pelos secretários municipais, pois, além de Airton, o vice, Giovane Wickert, também estará em viagem, em Brasília, acompanhando a mobilização nacional.