A nova diretoria da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) será eleita na
próxima semana, em Santa Cruz do Sul. A reunião está marcada para o dia 14 de janeiro, às 9h, na sede do Cisvale.
Com a troca de gestores municipais em vários municípios, membros da atual diretoria não
são mais prefeitos, entre eles, o próprio presidente Paulo Butzge, que depois de duas gestões, não é mais o chefe do Executivo de Candelária e passará o cargo para um dos 16 prefeitos dos municípios que integram a entidade e assumiram no dia 1º.
Segundo Butzge, há uma espécie de ‘acordo informal’ na entidade que indica o gestor do maior município da região e cidade-sede da para assumir a presidência da entidade no primeiro ano dos novos governos, no caso, Santa Cruz do Sul, que tem como prefeita Helena Hermany (Progressistas). Entretanto, os prefeitos podem formar uma chapa para a eleição e até indicarem outro nome. Outro critério que já foi observado na entidade
em anos anteriores é a eleição Paulo Butzge, ex-prefeito de Candelária, é o atual presidente da Amvarp
Desafios
Butzge comenta que 2020 foi um ano de muitos desafios à frente da entidade e projeta muito trabalho para o futuro presidente da Amvarp. “O desafio é enorme e vamos continuar tendo a pandemia como centro das discussões, como prioridade”, destaca.
Atualmente, a entidade representa 16 cidades: Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz.
O último prefeito de Venâncio que presidiu a entidade foi Airton Artus, em 2015.queirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. O último prefeito de Venâncio que presidiu a entidade foi Airton Artus, em 2015.
Partidos
Conforme levantamento da Folha do Mate, se os prefeitos elegerem o novo presidente com base no partido que tem o maior número de prefeitos, o eleito para o mandato de 2021 será do Progressitas, partido que tem maior representação entre os 16 municípios da região. Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, General Câmara e Vale do Sol elegeram prefeitos do PP nas eleições 2020. MDB e PSB estão à frente de três Prefeituras, cada partido. Vale Verde,
Encruzilhada do Sul e Rio Pardo são administradas por prefeitos do MDB, e Candelária, Gramado Xavier e Vera Cruz têm prefeitos do PSB. Herveiras e Pantano Grande têm
prefeitos eleitos pelo PTB. PDT (Venâncio), PSDB (Mato Leitão), PL (Boqueirão do Leão) e DEM (Sinimbu) elegeram um prefeito na região.