mapa distanciamento controlado bandeira preta
mapa distanciamento controlado bandeira preta

Os prefeitos da região aprovaram, por unanimidade, em reunião virtual da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), na noite deste sábado, 20, a proposta de apresentar ao Governo do Estado o plano de cogestão com protocolos de bandeira vermelha, para o modelo de Distanciamento Controlado.

Se o plano for aprovado pelo Estado, mesmo com a classificação preliminar em bandeira preta – que se refere a risco altíssimo por conta da propagação do coronavírus e baixa capacidade hospitalar -, a região de Santa Cruz do Sul poderá adotar protocolos mais flexíveis, que não exijam a suspensão de atividades no comércio e na indústria.

A proposta foi encabeçada pelo prefeito de Venâncio Aires, o médico Jarbas da Rosa. “Fiz um trabalho durante no dia inteiro com ligações e mensagens com os prefeitos e minha solicitação foi aprovada por unanimidade. Durante o fim de semana, técnicos trabalharão na elaboração dos protocolos para ficarmos na bandeira vermelha. O plano será apresentado na segunda-feira ao Estado”, explica.

De acordo com Jarbas, a proposta da Amvarp terá como pilares mais fiscalização para evitar aglomerações, aplicação de vacinas e busca por mais recursos para os municípios. “Venâncio foi um dos primeiros municípios que alertou, dias atrás, sobre o colapso que estava por acontecer”, lembrou.

Neste sábado, o prefeito confirmou que um segundo Centro de Atendimento Respiratório (CAR) será instalado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio, no bairro Cruzeiro. O início das atividades depende de contratação de médico.

Aulas presenciais estão suspensas em Venâncio, a partir de segunda-feira

Juliana Bencke

Editora de Cadernos