Com a eleição de secretários ao Legislativo Municipal, algumas secretarias iniciam o ano novo com mudanças na titularidade. As alterações valem a partir da próxima terça-feira, 1° de janeiro, quando prefeito, vice e vereadores serão empossados.

As secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social, Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e Meio Ambiente passam a ter novos titulares, até que se nomeie titulares fixos. Até mesmo o prefeito Airton e o vice, Giovane Wickert, assumem secretarias. A medida atende orientações da Controle Interno da prefeitura de Venâncio Aires e servirá como experiência da reforma administrativa pretendida para o segundo mandato de Artus. Os anunciados devem ficar no cargo até a apresentação do relatório do primeiro trimestre do próximo ano.

A novidade anunciada nesta semana pelo prefeito, é que o vice-prefeito, Giovane Wickert (PT) vai responder pela secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Cleiva Heck (PDT), atual secretária, assume como vereadora. Inicialmente quem assumiria a Cultura seria a secretária de Educação, Rosange Moraes (PT), que acumularia as duas funções.

O próprio prefeito assume a Saúde, já que Vilson Gauer (PT) saiu para concorrer, venceu e não voltou para o cargo pois vai assumir na Câmara. César Schumacher que responde até o dia 31, não fica.

O secretário Hélio Lawall (PDT) além do Desenvolvimento Econômico vai responder pelo Desenvolvimento Social, no lugar de Ana Claudia do Amaral Teixeira (PDT) e que também assume no Legislativo.

Fernando Heisser voltará a assumir Agricultura e Meio Ambiente. Gabriela Graeff, que comanda a Semma atualmente, também não continua no cargo, mas deve assumir um cargo de chefia. Ela havia sido nomeada no lugar de César Ernsen, quando ele foi exonerado, em junho.

O único nome novo que assume é Ronald Artus, primo do prefeito Airton. Ele será o titular da Sisp, no lugar de José Cândido Faleiro Neto (PT), eleito vereador. Outra alteração é na chefia do Gabinete. Tiago Quintana assume o cargo no lugar de Gustavo Von Helden.

Nas demais secretarias permanecem os mesmos titulares, com Leandro Pitsch, na Administração; Claus Epaminondas Carvalho, na Procuradoria-Geral; na Fazenda, Vilmar de Oliveira; no Planejamento, Orçamento e Gestão, Lúcio Konzen; na Educação, Rosange Moraes.

GOVERNANçA

 

A secretaria Geral de Governo continuará sem titular neste início de governo. Conforme o prefeito Airton Artus, uma das medidas da ‘reforma administrativa’ será alterar o nome desta pasta para secretaria de Governança. O nome do titular no entanto, ainda não foi divulgado.

A ideia é que este secretário se intere de todos os projetos e trabalhos de todas as secretarias e seja o elo entre as pastas eu gabinete.