
Rio Grande do Sul - A primeira brasileira a vencer o concurso Miss Universo, a gaúcha Ieda Maria Vargas, morreu aos 80 anos nesta segunda-feira, 22. Conforme divulgado pelo portal G1, ela faleceu em Gramado, onde estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel.
Natural de Porto Alegre, onde nasceu em 31 de dezembro de 1944, Ieda conquistou a coroa de Miss Universo, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos. Entrou para a história como a primeira brasileira a conquistar a cobiçada coroa, feito alcançado por duas mulheres ao longo da história do concurso.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se manifestou na noite desta segunda-feira, 22, sobre a morte da porto-alegrense. Em nota, o chefe do Executivo gaúcho disse que Ieda Maria Vargas levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. Lembrou que foi a primeira brasileira a conquistar o Miss Universo, em 1963. “Símbolo da beleza da mulher gaúcha que representou o charme da mulher brasileira para o mundo. Também reconhecida entre os 20 Gaúchos que Marcaram o Século 20 em votação popular, sua trajetória permanece como referência para várias gerações. Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história”, escreveu Leite.