Venâncio-airenses apoiadores do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) se reúnem na Praça Henrique Bender (Praça Evangélica) para comemorar o desempenho no primeiro turno das eleições. Mais votado no primeiro turno, ele vai disputar a segunda etapa do pleito com Fernando Haddad (PT).

Em torno de 150 pessoas se concentram, desde o início da noite deste domingo, 7, para acompanhar a apuração dos votos. Telão e caixas de som foram instalados na rua Pastor Menzel, que foi fechada para a comemoração. Deve ocorrer, ainda, queima de foguetes e carreata.

Organizadores do movimento, o designer gráfico Diego Schmachtenberg, 29 anos, e o torneiro mecânico Robson Donário, 35 anos, explicam que toda a organização é voluntária, incluindo doações do telão, som e internet para transmissão da apuração dos votos.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateEleitores se reúnem na Praça Evangélica para acompanhar a apuração de votos e comemorar o desempenho de Bolsonaro
Eleitores se reúnem na Praça Evangélica para acompanhar a apuração de votos e comemorar o desempenho de Bolsonaro

A carne e as bebidas para a comemoração também foram levadas pelos participantes. “É um movimento sem partido. O que o Bolsonaro fez foi isto: reunir o povo. É o amor pelo Brasil. Estamos fazendo isso pelo país, não é pelo partido”, define Schmachtenberg.

Ele destaca o apoio de vários empresários que contribuíram com o movimento, que contou com seis carreatas no município, ao longo da campanha eleitoral. “Os empresários de Venâncio estão apoiando a causa.”

Para Schmachtenberg, Bolsonaro representa o “novo jeito de fazer política”, que vai ao encontro da “sede de mudança” dos cidadãos. “Vamos voltar a ter orgulho do nosso país, desde o futebol até na segurança pública e educação. Tudo vai melhorar. Ele vai fazer um trabalho muito bom”, acredita. “O Brasil precisa de alguém com pulso firme.” 

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCésar e Aline da Rosa acompanham apuração com os filhos José Henrique e Alice,
César e Aline da Rosa acompanham apuração com os filhos José Henrique e Alice

Moradores do bairro Gressler, o empresário César da Rosa, 33 anos, e a comerciária Aline da Rosa, 27 anos, foram até a Praça Evangélica para acompanhar a apuração dos votos. Acompanhados dos filhos José Henrique, 6 anos, e Alice, 11 anos, eles participaram da comemoração com camisetas da campanha de Bolsonaro. “É a esperança de mudança”, diz Aline.