Hoje é o dia da entrega das unidades habitacionais, do Residencial Bela Vista, um empreendimento popular da Prefeitura de Venâncio Aires em parceria com a Caixa Econômica Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os apartamentos foram construídos pela empresa venâncio-airense ALM Engenharia e o ato da entrega ocorre às 17h, quando haverá a presença do ministro do Trabalho e Previdência Social, o gaúcho Miguel Rossetto. A expectativa para desfrutar da nova moradia é grande, como é o caso de Luciane Maria Ulrich, 36 anos.
Antes da inauguração, na noite de quarta-feira, representantes de cada família contemplada foram reunidos na Câmara de Vereadores para eleição de síndico e representantes dos blocos e receber orientações sobre procedimentos como o cronograma de mudança. O engenheiro civil Alessandro Assmann, representante da ALM Engenharia, apresentou o projeto e destacou que cada família beneficiária receberá um manual de instruções com 95 páginas, com as orientações necessárias para a conservação dos apartamentos.
Até então, estava prevista para hoje a entrega de 256 apartamentos, mas o número foi alterado recentemente, porque, conforme o secretário da Habitação, João Sthal, existem 20 contratos pendentes de análise junto à Caixa e ainda não foi repassada a aprovação para a Secretaria.
Ainda não há previsão de quando as 20 famílias irão receber os apartamentos. Segundo Stahl, a Secretaria realiza todo o trabalho técnico e coleta os dados que são encaminhados à Caixa. Devido a isso, não se tem uma noção sobre prazos, pois não fica sob responsabilidade da Prefeitura o resto do procedimento. “Tanto é verdade, que nós aguardamos 45 dias para fazer a entrega efetiva, porque, na verdade, a Caixa dependia da agenda da Presidência da República para marcar a data. No Brasil todo são feitos esses eventos. Será feito em Canoas e depois em Venâncio Aires.”
Veja ainda: Comércio projeta aumento nas vendas com os novos vizinhos.
Sonho vira realidadeLuciane é uma das 236 pessoas que receberá a chave do apartamento hoje, e a mudança à moradia própria está prevista para a próxima quarta-feira. Ela conta que aos 14 anos resolveu sair de casa em busca de oportunidades para trabalhar e, desde então, mora de aluguel. No momento, reside em um apartamento localizado no centro e o divide com a filha Franciele da Silveira, 16 anos.
A expectativa e ansiedade é tanta, que ela já fez planos de como tudo será na nova moradia. Diferente de todos esses anos, em que a filha precisava dormir no mesmo quarto que a mãe, agora Franciele terá um quarto apenas para ela: “Ela sempre dizia que as colegas dela tinham um quarto só delas e ficava me perguntando: ‘mãe, quando vou ter um quarto só pra mim?’.”
O sonho de Luciane e da filha está próximo de se tornar realidade. Após 10 anos de luta para conseguir uma residência própria, agora Luciane enche o coração de alegria e gratidão pela conquista. “Eu batalhei tanto para conseguir o apartamento. Não foi fácil, porque chegou um ponto que eu queria desistir”, desabafa. Ela conta que a renda que recebe todo o mês, ainda não é suficiente para que ela possa oferecer à filha uma vida melhor. “Eu pago R$ 295 de aluguel, aí tem água, luz, comida. Sai caro”, complementa.
Além de realizada, ambas também estão ansiosas para conhecerem os novos vizinhos. “Tomara que eu tenha vizinhos bons e faça amizade com eles”, conta Luciane. Sobre a conquista do apartamento, ela acrescenta: “Agora vou pagar algo que é meu e isso é muito gratificante. Não preciso pagar muito de vez, o que vai facilitar a minha vida.”
RESIDENCIAL
O residencial Bela Vista é o maior investimento habitacional já realizado pelo município. O custo do empreendimento foi superior de R$ 15 milhões. O condomínio dispõe de 16 blocos com 16 apartamentos cada, bem como salão de festas, quiosques com churrasqueira, quadra de areia, playground e garagem com vagas para todos os apartamentos.