As unidades de saúde da cidade e interior estão preparadas para atender possíveis casos de doenças causadas a partir da enxurrada ocorrida no último fim de semana. Embora a movimentação nos postos esteja dentro da média ao longo desta semana, os sintomas de enfermidades como a leptospirose e a hepatite A, além de viroses e doenças diarreicas e bacterianas, podem demorar cerca de 30 dias para se manifestar. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde está em alerta para oferecer o tratamento adequado a estas doenças transmitidas pelo contato com a água contaminada.
O caso da leptospirose é um dos mais preocupantes. Conforme a coordenadora das unidades de saúde do município, Solange Sehn, os sintomas iniciais da doença podem ser confundidos com os de uma gripe, o que pode levar o paciente a não procurar tratamento. Segundo a enfermeira, estes sintomas levam de sete a 15 dias para se manifestar, mas há casos em que os mesmos são sentidos somente um mês após o contágio.
A situação da hepatite A é outra que inspira cuidados. Durante o período de incubação da doença, que leva de duas a seis semanas, a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus, embora os sintomas não sejam sentidos e, quando se manifestam, possam ser confundidos com os de uma virose. Para Solange, a periculosidade apresentada por estas doenças reforça a necessidade de limpeza cuidadosa dos locais e objetos atingidos pela enxurrada, sendo indispensável o uso de água sanitária para desinfetar os mesmos.
A preocupação com as pessoas que estiveram em contato com a água da enxurrada não é a única da Secretaria Municipal da Saúde. Ao longo do mês de junho, cinco casos confirmados de leptospirose foram constatados em Venâncio Aires, número superior à média do período. “Este índice reforça a importância da prevenção permanente”, destaca a coordenadora. “é fundamental, por exemplo, que os agricultores protejam-se com luvas e botas em locais úmidos, bem como os pais devem evitar que as crianças brinquem em locais alagados”, atenta.
Os principais sintomas da Hepatite A e Leptospirose estão listados abaixo. Caso eles sejam sentidos, a pessoa deve procurar imediatamente o atendimento médico:
HEPATITE A: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Pele amarelada, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina escurecida também são possíveis sinais da enfermidade
LEPTOSPIROSE: febre alta repentina, mal-estar, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo, meningite e dor muscular, sobretudo na panturrilha, cabeça e tórax
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde