Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MatePavimentação com bloquetes é concluída atrás do campo do 11 Unidos
Pavimentação com bloquetes é concluída atrás do campo do 11 Unidos

Com a reposição do pavimento da rua Pedro Grünhauser, no bairro União, aos poucos o trânsito na parte baixa da cidade vai normalizando. Nas últimas semanas, funcionários de um empresa terceirizada de Lajeado, contratada pela Corsan, têm reposto o paralelepípedo entre as ruas Frederico Closs e Osvaldo Aranha.

O trabalho era uma reivindicação de usuários e moradores, que nos últimos oito meses conviveram em meio às máquinas, equipamentos pesados e enormes buracos na frente às casas. O ‘incômodo necessário’ foi devido às obras de interligação na rede de esgotamento, que iniciaram atrás do campo do 11 Unidos, ainda no mês de julho.

O trecho recebeu novas redes coletoras, que integram o projeto de ligação à Estação de Tratamento de Esgoto de Venâncio Aires (ETE), no bairro Morsch. O projeto ainda não foi finalizado, mas, com a conclusão da primeira parte, a prioridade foi pela reposição do pavimento. “Tem uma turma grande de calceteiros e cobramos rapidez na recomposição dos paralelepípedos, principalmente pela movimentação com o retorno das aulas”, explicou o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, se referindo à escola Odila Rosa Scherer.

A rua Pedro Grünhauser não está totalmente bloqueada, mas em alguns trechos há placas no meio da via e desníveis onde as pedras ainda não foram recolocadas.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateTrecho da Pedro Grünhauser entre a Osvaldo Aranha e Tiradentes também será aberto
Trecho da Pedro Grünhauser entre a Osvaldo Aranha e Tiradentes também será aberto

CONTINUAÇÃO

O projeto de interligação na rede de esgotamento deve seguir nas próximas semanas. Segundo Ilmor Dörr, ainda será necessário abrir galerias pela rua Pedro Grünhauser, no trecho entre a Osvaldo Aranha e Tiradentes. Deste ponto, a obra ‘desce’ a Tiradentes até a rua Adolfo Scheibler Sobrinho, no Loteamento Artuns. “É lá que está a rede emissária de esgoto e aí será possível a liberação do esgotamento até a ETE”, aponta Dörr.

Devido às proporções da obra, que necessitam de maquinário pesado, alguns pontos, novamente, devem abrir buracos de até quatro metros de profundidade.

 

O objetivo da obra na parte baixa da cidade é interligar a chamada rede de 400 – referente ao diâmetro em milímetros – existente no local até a rede 700, já instalada no Loteamento Artus.

Aviação

Enquanto isso, a Corsan também realiza obras da rede de esgoto em pontos espalhados da cidade, como na rua Voluntários da Pátria, altura do bairro Aviação. Por lá, os trabalhos devem seguir nas próximas semanas, passando pela rua Carlos Wagner. Conforme a Corsan, isso ainda será definido com o Departamento de Trânsito, para não causar maiores prejuízos no fluxo de veículos.