A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Passo do Sobrado publicou, em sua página nas redes sociais, que o município continua sem casos confirmados para Covid-19, tendo em vista que a primeira e única confirmação para coronavírus, anunciada dia 1º de junho, foi um falso positivo. A paciente que havia confirmado para a doença, após realizar teste rápido feito pelo hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, onde trabalha, é moradora de Passo do Sobrado.
Ao ser informada do resultado positivo no início do mês, a Secretaria da Saúde do município encarregou-se de mapear todos os indivíduos que tiveram contato com a enfermeira, para que pudessem permanecer em isolamento social. A Prefeitura providenciou então testes e encaminhou amostras coletadas de pessoas que tiveram contato com a profissional supostamente infectada. Todas foram enviadas ao Laboratório Central do Estado, e todas as análises apresentaram resultados negativos.
O hospital Ana Nery confirmou, ao receber os resultados dos testes encaminhados de sorologia e RT-PCR, que os colaboradores, entre eles, a profissional residente em Passo do Sobrado, haviam negativado, sendo que alguns colegas da enfermeira também haviam positivado no teste rápido.
A enfermeira
Sonia Kaufmann disse que em nenhum momento teve sintomas da Covid-19, e que o episódio trouxe apreensão, tristeza, lágrimas e noites mal dormidas, pois ela seria o primeiro caso de Covid-19 no município, e temia pelo fato de poder ter contaminado familiares e amigos. “Assim que o teste rápido deu positivo pra mim, informei a Secretaria da Saúde, todos os familiares e amigos com quem tive contato antes do teste, e entrei em isolamento total, até sair o resultado dos novos exames encaminhados pelo Ana Nery, que apresentaram resultado negativo”, explicou Sonia.
A enfermeira destacou que durante o período de isolamento recebeu muitas mensagens de carinho e solidariedade, mas também muitas cobranças e comentários dolorosos. Afirmou que seus irmãos também tiveram que ouvir insinuações ofensivas, pelo fato da irmã que trabalha na saúde estar contaminada.
“Vivi uma sensação muito ruim, pois me senti rotulada e cobrada por algumas pessoas.”
SONIA KAUFMANN – Enfermeira do hospital Ana Nery
Sonia já retornou ao trabalho e disse que agora está mais tranquila, por saber que, mesmo tomando os devidos cuidados, poderia ter se infectado, mas que isso felizmente não aconteceu. Ela agradeceu aos seus familiares e amigos pelo apoio prestado durante o período que acreditava estar com a Covid-19, bem como à Secretaria da Saúde de Passo do Sobrado, que segundo ela, tomou atitudes corretas e responsáveis.
Testes rápidos
O Ministério da Saúde aponta que a maioria dos testes rápidos existentes possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação às outras metodologias, e apresentam uma taxa de erro de 75% para o Valor Preditivo Negativo (VPN).
Já o Valor Preditivo Positivo (VPP) demonstrou um melhor desempenho, de 86%. O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus.