Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

A medida foi tomada em resposta à propagação de notícias falsas sobre a retomada da exigência da prova de vida obrigatória pelo INSS.

-

O Ministério da Previdência Social anunciou hoje a suspensão, por seis meses, do bloqueio de pagamentos a aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. A suspensão, válida a partir de 1º de janeiro de 2025, pode ser prorrogada por igual período.

A medida ocorre em resposta à disseminação de notícias falsas afirmando que o INSS retomaria a exigência da prova de vida obrigatória pelos beneficiários. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esclareceu que a responsabilidade de comprovar o recebimento de benefícios é do órgão, e não mais dos aposentados e pensionistas.

Desde 2023, o INSS tem cruzado dados com outras bases governamentais para verificar a situação dos beneficiários, dispensando-os da necessidade de comparecer às agências. “O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro”, informou o Instituto.

Golpes em aposentados

O INSS alerta os beneficiários para que permaneçam vigilantes contra golpes. O órgão não envia servidores às residências nem realiza provas de vida por meio de mensagens de celular. Estas abordagens podem ser tentativas de fraude para obter dados pessoais.

*Com informações da Agência Brasil
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido