Shows lotaram o lonão nos quatro dias do evento
Shows lotaram o lonão nos quatro dias do evento (Foto: Paulo Rabuske)

Rio Grande do Sul - A chuva registrada na tarde de domingo, 16, amenizou o calor e não impediu que o público da 20ª ExpoSin fosse o maior registrado na história do evento, no Centro Evangélico de Sinimbu. De acordo com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis), promotora do evento com apoio do Município e da Câmara de Vereadores, cerca de 32 mil pessoas visitaram a festa, consolidando a retomada do evento após a enchente de 2024. “Nossa comissão organizadora está com um sentimento de dever cumprido porque a festa foi um sucesso total. É a maior exposição de todos os tempos, tanto em questão de público quanto de negócios e gastronomia”, comemorou o presidente Thomas Koch. O consumo de chope é estimado em 9 mil litros. Na agricultura familiar movimentou cerca de R$ 39 mil.

Programação variadas atraiu grande público à Comunidade Evangélica (Foto: Paulo Rabuske)

Com acesso gratuito, o evento iniciou na quinta-feira, 13, com diversificada programação musical, que foi decisiva para o atrair mais visitantes, conforme a organização. Subiram ao palco nomes como Rogério Magrão e Banda, Os Atuais, Banda Destaque Nacional, Kauê Brixner, Cleiton Borges, Grupo Rodeio, Nave Som, Destinu’s, Essência Galponeira, Bierfest, Magia Musical e Banda Pandora. “O ponto forte foi a presença do público. Neste domingo, logo pela manhã, após o desfile, o parque estava cheio. Nosso sentimento é, também, de gratidão a todos que vieram prestigiar ou participar das apresentações”.

Desfile temático destacou a retomada do Município e da ExpoSin pós-enchente de 2024 (Foto: Paulo Rabuske)

A Comunidade Evangélica, que abrigou a primeira edição do evento, novamente recebeu a da Feira Industrial e Comercial, com 40% de expositores locais, a Feira da Agricultura Familiar, praça de alimentação e parque de diversões. No opinião de Koch, o parque de diversões manteve o público na ExpoSin. “Enquanto a criançada aproveitava, os pais ficavam mais tempo.” Da mesma forma, considera que a gastronomia, ampliada e diversificada, contribuiu para que as pessoas retornassem ao evento.

O último dia da ExpoSin foi marcado pelo tradicional desfile temático, com tema ‘ExpoSin 20 anos: tradição, força e recomeço’. Ao todo, mais de 60 grupos e entidades desfilaram pela avenida General Flores da Cunha, da Ponte do Centenário à Comunidade Evangélica, reunindo cerca de 800 figurantes. “Tivemos muito visitantes de fora, dos municípios que abraçaram Sinimbu na enchente. Pessoas que vieram nos ajudar e que agora voltaram num momento de festa. Também tivemos a presença maciça da população de Sinimbu”, concluiu Koch.