O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, enfatiza que já existe um projeto sendo pensado, porém que ainda não saiu do papel. “Estamos fazendo um grande trabalho para o turismo. Essa área terá um grande ‘up’ no município e um alto investimento deve acontecer”, afirma.
Battisti explica que uma rota turística está sendo montada com diversos locais para passeio, caminhadas, locais privados, capelas do interior e ervais. “Será uma rota bem mista e não somente religiosa. Queremos mostrar as beleza naturais. Tivemos um entendimento privado e também levamos em consideração os gostos das pessoas, inclusive, o ponto do pedal será inserido como rota”, esclarece.
O responsável pela pasta do turismo afirma que algumas aprovações de projetos ainda deverão acontecer e que o Município fará elevado investimento. “Vários setores da Administração Municipal estão participando. Estamos trabalhando nesta nova rota há muito tempo. Entendemos o turismo como fonte de renda”, conclui.
Religião e história
O coordenador de Turismo, Osvaldo Daniel Pinheiro, comenta que, no momento, uma rota religiosa com visitação nas muitas capelas do interior do município está sendo planejada. “O segmento do turismo religioso é algo muito forte, que muitos vão explorar”, completa. Esta rota pretende incluir igrejas como a de Linha 17 de Junho, Linha Brasil, Marechal Floriano, Olavo Bilac e outras igrejas da região serrana de estilo germânico. No momento, esta rota ainda não teve o projeto elaborado.
Um outro projeto de rotas turísticas regionais também vem sendo planejado com as cidades de Passo do Sobrado, Vale Verde e General Câmara, incluindo a região de Mariante. “Com essa rota, pretendemos possibilitar essa relação forte com o turismo náutico, histórico e com traços culturais dos açorianos. Todas as cidades têm muitas características em comum”, afirma.
O objetivo é intensificar principalmente o olhar para Mariante, que tem forte potencial histórico, no que ofereceu no transporte náutico de cargas e no que ainda oferece. De acordo com Pinheiro, o projeto já teve o aval do prefeito Jarbas da Rosa e, agora, aguarda os protocolos de pactuação entre os municípios. A intenção principal desta rota é fortalecer e movimentar economicamente também a rota do chimarrão, que já existe no município.
LEIA MAIS:
Rota turística religiosa regional será formada e Venâncio pode fazer parte