‘Arrastão’ recolhe Guias Fones para reciclagem
A manhã de sábado foi agitada para voluntários da Junior Chamber International (JCI) e para funcionários da Folha do Mate. O grupo foi responsável por percorrer as principais ruas de Venâncio Aires para um ‘arrastão’ de recolhimento das edições antigas de Guias Fones.
A atividade fez parte do projeto ’10 ações para um ano mais sustentável’, que durante todo o mês de março trabalha a ideia ‘bom uso do papel’. Além de reportagens que abordam a temática, o movimento de arrecadação é uma ação concreta, cujo objetivo é destinar para a reciclagem os guias telefônicos desatualizados que, muitas vezes, ficam esquecidos em gavetas e armários.
A atividade, que arrecadou centenas de exemplares, foi bem avaliada por integrantes da JCI. O presidente, Diego Pillar, enfatiza que durante o ‘arrastão’ pôde perceber que a população de Venâncio Aires está muito consciente sobre a importância de um modo de vida sustentável. “Fomos muito bem recebidos em todas as residências que visitamos e as pessoas ainda agradeciam por estarmos realizando aquela tarefa”, conta.
O editor da Folha do Mate, Caco Villanova, participou da atividade e também percebeu a adesão da população. “Muitos moradores nos esperavam com os guias separados ou procuraram na hora as publicações que tinham. Outros, informaram ter encaminhado às escolas, através de um filho ou neto”, recorda.
Na opinião do profissional, o recolhimento das listas telefônicas é uma pequena ação, se comparada a complexidade do tema, mas que já serve para chamar atenção para o assunto. “A população deve continuar separando seu lixo em casa, mesmo que ainda não há uma destinação definida, correta. Esse hábito precisar ser preservado, para que possamos cobrar a qualificação permanente deste serviço, àqueles que realmente têm a responsabilidade de promover políticas de recolhimento do lixo”, opina.
Além de corresponder ao ‘bom uso do papel’, a observação de Villanova vem ao encontro da próxima ideia a ser trabalhada no projeto ’10 ações para um ano mais sustentável’. No mês de abril, ‘Lixo tem destino certo’ será a temática abordada nas páginas e também em ações concretas.
ESCOLAS
Seis escolas do município continuam nesta semana com a missão de arrecadar Guias Fones. Trata-se das cinco participantes do projeto Folheando – Cônego Albino Juchem, Oliveira Castilhos, Bom Jesus, Gaspar e Monte das Tabocas – e da Escola Alfredo Scherer.
Os estudantes das cinco primeiras têm até o dia 31 de março para arrecadar, no mínimo, 150 exemplares de Guias Fones. As turmas integrantes do projeto que alcançarem a meta, receberão como prêmio um café da manhã com atrações. Já a Alfredo Scherer, realiza tarefa de gincana com essa temática. No dia 1º de abril, os líderes das equipes virão até o jornal para fazer a entrega das publicações arrecadadas.
Todas as listas telefônicas recolhidas serão destinadas para reciclagem. Já o valor obtido com a venda será repassado à JCI que, por meio dele, dará continuidade aos projetos que desenvolve. O principal deles é o ‘Inclusão Digital’, que leva tecnologia para escolas localizadas em localidades remotas.