Muitas pessoas alimentam o desejo de ter um canal no YouTube. Mas nada melhor do que ter um canal sobre um assunto que gosta e ainda tirar uma renda extra por meio dele. É o caso da artesã venâncio-airense Josiane Stulp, 32 anos, que por meio da plataforma, compartilha ideias e tutoriais de artesanato.
O início do trabalho com artesanato foi em 2014, e o canal veio apenas em 2020. “Fiz cursos para aprender alguns tipos de artesanato. Mas o amigurumi [técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô], que é o que mais compartilho no YouTube, tive que aprender com o pouco de material disponível”, diz. Por conta da falta de tutoriais na área, em 2020 criou o ‘Mimos da Jô Ateliê’, onde compartilha ideias e tutoriais de amigurumis e tapeçarias. Recentemente, iniciou um trabalho com fios de malha. “Crio as minhas receitas, adapto outras e vou compartilhando”, acrescenta.
O canal
No canal, Josiane soma mais de 24 mil inscritos e mais de 890 mil visualizações. “Jamais imaginei que teria tamanha proporção. Me sinto extremamente feliz quando recebo algum retorno de alguém que assistiu aos vídeos e conseguiu reproduzir. Sempre tem boas interações nas mídias sociais de uma forma geral”, observa.
Nas redes sociais, todos os dias há publicações dos trabalhos realizados. No YouTube, por ser a responsável por toda a produção, desde a gravação e confecção até a edição do vídeo, a artesã ressalta que a criação do vídeo de uma peça pode demorar até uma semana. “Estudo também as atualizações e ferramentas da plataforma. Por isso, acabo produzindo alguns ‘shorts’ [vídeos com duração de alguns segundos] e publico de dois a três deles durante a semana. Vídeos longos eu posto duas vezes”, explica. Para o futuro, ela continuará estudando e se aprimorando para melhorar o conteúdo e, com certeza, seguirá com o canal.
Demanda
A artesã explica que as maiores demandas para produção de vídeos são conteúdos para datas comemorativas. “Páscoa e Natal têm mais procura. Por isso que já estou me preparando para trazer vídeos da Páscoa deste ano. E personagens também são bastante requisitados, como a Wandinha [família Addams], por exemplo”, comenta ela, acrescentando que “não basta apenas se informar a respeito das novas atualizações, é preciso estar sempre de olho no que está em alta nos filmes e séries e personagens que ganham destaque.”
“Toda vez que produzo uma peça, coloco amor. Por isso que, quando alguém presenteia outra pessoa com artesanato, ela leva amor, pois deixo um pouquinho de mim em cada produção. Me sinto muito grata pela minha profissão.”
JOSIANE STULP
Artesã