Foto: Divulgação / Turismo PMVA Programação conta com quatro feiras neste primeiro semestre
Programação conta com quatro feiras neste primeiro semestre

Na noite de segunda-feira, 18, os integrantes do Programa Municipal do Artesanato se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para definir o cronograma de atividades do primeiro semestre do ano.

Segundo a coordenadora do Departamento de Turismo – órgão responsável pela organização das atividades do programa -, Angélica Diefenthäler, ficaram definidas quatro datas para realização das feiras de artesanato na Praça Evangélica.

Nos dias 9 de março, 6 e 13 de abril (alusivas à Páscoa) e 8 de junho, os artesãos vão expor seus trabalhos das 8h às 17h. No mês de maio, o programa vai participar da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

IDEIADurante o encontro – que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Lehmen -, surgiu a ideia de promover feiras de artesanato aos domingos, na quadra da Igreja Matriz. “A ideia é que sejam feitas feiras menores, sem gazebo”, afirma Angélica.

A proposta será estudada pelo departamento junto com os artesãos. Conforme aceitação, em março deve ser feita uma primeira feira para teste.

ParticipaçãoO Programa Municipal do Artesanato conta com 54 artesãos ativos. Após a realização da assembleia de segunda-feira foram dadas baixas em alguns cadastros de pessoas que não compareceram e não mandaram justificativa.O programa foi criado em 2009 e tem por objetivo fomentar a geração de renda e a valorização do artesanato local.

As feiras de artesanato já são tradicionais na cidade e realizadas mensalmente no centro. O programa reúne artesãos com diferentes habilidades manuais e técnicas em artesanato.