Artus anuncia ‘reforma’ para o segundo mandato
O segundo mandato do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), vai iniciar com mudanças no primeiro escalão. A maioria governista na Câmara de Vereadores e ainda, a necessidade de contenção de gastos como reflexo da atual crise financeira, provocaram a mudança que antecipa uma reforma administrativa no próximo ano.
Em entrevista à Folha do Mate, o chefe do Executivo anunciou que quatro secretarias iniciam o novo mandato sem titulares, com o objetivo de cortar despesas. Pelo menos até o final de março, estas pastas serão respondidas por outros secretários. A Saúde, a exceção, será respondida pelo próprio prefeito, que é médico. “Isso só é possível fazer porque nos reelegemos, senão seria impensável começar um governo com essas lacunas”, observou Artus.
A secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, que tem como titular a vereadora eleita, Cleiva Heck, ficará sob o comando da Educação, que continuará em 2013 comandada por Rosange Moraes. A secretaria de Desenvolvimento Social, que hoje tem como titular Ana Cláudia do Amaral Teixeira, também eleita vereadora, será respondida pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, que continua sendo liderada por Hélio Lawall. No Meio Ambiente, Fernando Heisser, atual secretário de Agricultura, responderá pelas duas pastas. Gabriela Graeff, atual titular da Semma, ocupará outro cargo de chefia na pasta.
As maiores novidade ficam em torno das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e Saúde. As duas pastas deixarão de ser comandadas pelo PT. José Cândido Faleiro Neto, atual secretário da Sisp, assumirá seu posto como vereador eleito e quem assume a pasta em janeiro é Ronald Artus, primo de Airton, que foi secretário adjunto da Administração e que por alguns meses deste ano esteve à frente da Cultura.
A secretaria de Saúde, que atualmente está sendo comandada por César Schumarcher, não voltará a ter como titular o pediatra Vilson Gauer, também eleito para a próxima legislatura. O prefeito responderá pela pasta até o anúncio do novo secretário. As secretarias de Planejamento, Fazenda, Administração e a Procuradoria Jurídica, não acumularão outras pastas, nem sofrerão alterações de titulares. A secretaria Geral de Governo continua sem titular e ficará atrelada ao gabinete do prefeito.
Conforme Artus, o atual Chefe de Gabinete, o advogado Gustavo Von Helder, está cotado para assumir a direção da Câmara de Vereadores. Quem está confirmado para assumir o posto de chefe de gabinete é Tiago Quintana, membro do PDT Jovem e atual assessor parlamentar de Telmo Kist.
A nova formatação de secretarias inicia em janeiro e, conforme Airton Artus, somente no final de março serão anunciados os novos nomes para assumir a Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. Até lá, ressaltou o chefe do Executivo, a prefeitura terá um relatório do desemprenho do primeiro trimestre de arrecadação e da folha de pagamento.
Como ficam as secretarias em janeiro
PASSA A RESPONDER
Saúde – Prefeito Airton Artus
ASSUMEM DUAS PASTAS
Educação e Cultura – Rosange Moraes
Des. Econômico e Social – Hélio Lawall
Agricultura e Meio Ambiente – Fernando Heisser
NOVO SECRETáRIO
Infraestrutura e Serviços Públicos – Ronald Artus
SEM ALTERAçõES
Administração – Leandro Pitsch
Fazenda – Vilmar de Oliveira
Planejamento – Lúcio Konzen
Procuradoria – Claus Epaminondas Carvalho
Geral de Governo – permanece em aberto
Mais detalhes na edição impressa de 01/12