O setor da erva-mate ganha ainda mais força com a recém-criada Câmara Setorial da Erva-mate. O órgão foi criado na quinta-feira, 13, pelo Ministério da Agricultura, a pedido do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) e senador Waldemir Moka (PMDB/MS).
O grupo inicialmente será formado por representantes do MAPA, Embrapa, Conab, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sebrae, Ibramate, Associação Brasileira de Alimentos (ABIA), Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), ASBRAER, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Regional Integrada (URI), Sindimate (do RS, SC, PR e MS), Secretarias Estaduais de Agricultura (do RS, SC, PR e MS), Associação dos Engenheiros Florestais de Santa Catarina, além de associações ligadas a municípios produtores.
As entidades receberão nos próximos dias ofícios e a solicitação para que sejam encaminhados os nomes que ocuparão as 25 cadeiras. A expectativa é de que até o fim do mês seja publicada a portaria oficiando definitivamente a instalação da Câmara. Em seguida ela poderá iniciar os encontros e discussões, sendo a primeira prevista já para setembro.