Área vai abrigar futura Parque de Eventos Municipal
Área vai abrigar futura Parque de Eventos Municipal (Foto: AI Prefeitura)

Passo do Sobrado - Nesta quinta-feira, 30, ocorreu ato de assinatura da escritura público no Cartório de Passo do Sobrado. O documento conclui processo de desapropriação amigável, iniciada pela Administração Municipal, envolvendo área de terra anexa ao ginásio poliesportivo. O local abrigará o Parque de Eventos Municipal. Para isso, o Município vai desembolsar R$ 1,2 milhão por 33,5 mil metros quadrados, que integrará o complexo esportivo, o Centro de Cultura e também o Parque de Máquinas.

Conforme nota publicada pela assessoria de comunicação da Prefeitura na página do Facebook, a iniciativa busca consolidar projeto de desenvolvimento e valorização dos espaços públicos, destinados a grandes eventos e atividades comunitárias. “A oficialização da escritura representa mais um avanço significativo para o futuro do município, garantindo segurança e abrindo caminho para novos investimentos e melhorias na infraestrutura do Parque de Eventos”, diz.

Participaram do ato, as herdeiras da área, Enilda Maria Ferreira, Lourdes Alice Fromming, Siria Efigênia Ferreira e Claudete Leaci Ferreira Meirelles, acompanhada do esposo Paulo Ricardo Santos Meirelles. Pelo Executivo, firmaram acordo o prefeito Edgar Thiesen, o vice Jander de Carvalho Thisen, a secretária de Governo Catiane Haas, mais o tabelião e registrador Alexandre Teixeira Luz e o corretor de imóveis Luciano Wolffenbütte.

Theisen projeta o espaço como sede oficial da tradicional Festa do Búfalo no Rolete e de outros eventos esportivos, artísticos e turísticos que venham fortalecer a identidade cultural e comunitária do município. Enquanto isso, tramita na Assembleia Legislativa proposta de reconhecer Passo do Sobrado como Capital da Festa do Búfalo no Rolete.

Poliesportivo

Continuam paralisadas as obras do Polo Esportivo Municipal, ou poliesportivo, iniciadas em 2023 e embargadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em julho último. Motivada por denúncia, a instituição constatou a supressão de vegetação nativa em área de proteção. A defesa do Executivo foi encaminhada ao órgão do Estado com toda a documentação necessária. O prefeito Edgar Thiesen aguarda por manifestação da junta de julgamento de infrações ambientais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que analisa e decide pela manutenção ou remoção do embargo e eventual penalização.

A obra estava em estágio avançado, com a cobertura executada. Para concluir a primeira fase do projeto, faltava somente a instalação das arquibancadas. Frente ao embargo, a Prefeitura adiou processo de licitação da etapa de acabamento.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.