O prefeito em exercício, Celso Krämer, assinou nesta sexta-feira, 15, termo de colaboração em regime mútuo para administração compartilhada da Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Brands. A secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, participou do ato. A parceria tem como finalidade a gestão compartilhada na área da educação pelo prazo de 12 meses. A Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais (ADPECS) venceu o chamamento público e será responsável pela gestão do educandário.
Krämer explica que o modelo adotado em Venâncio Aires segue outros municípios, como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Taquari, Canela e Caxias do Sul. “Estamos muito felizes de fazer parte deste importante momento para a educação de Venâncio Aires. Com este termo de cooperação teremos condições de ampliar o atendimento das nossas crianças sem onerar nossa folha de pagamento”, disse.
Por meio do modelo de gestão compartilhada, a coordenação pedagógica será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Já a entidade participante da Rede assistencial Educativa cuidará do atendimento das crianças quatro meses até três anos 11 meses e 29 dias.
O educandário possui capacidade projetada para atender 64 crianças de zero a três anos em turno integral, em área construída de 564,5 m². As obras foram iniciadas em 2013 e estiveram paralisadas até chegar repasse de R$ 300 mil da União para dar andamento ao serviço.
A secretária de Educação explica que equipes do setor de eletrificação da Prefeitura concluem reparos na rede elétrica. Um mutirão fez trabalho de limpeza na estrutura nesta semana. “Estamos acelerando para iniciar as atividades a partir de março. Equipes da empresa gestora devem se instalar, ainda na próxima semana, para iniciar trabalhos administrativos e de organização do local. Estaremos dando suporte para que possamos começar atender as crianças dentro do prazo que projetamos”, disse.