Duca Leindecker realizou palestra-show para marcar abertura oficial da feira (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Duca Leindecker realizou palestra-show para marcar abertura oficial da feira (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Foi oficialmente aberta, na noite desta quinta-feira, 11, a 26ª Feira do Livro de Venâncio Aires. Com o tema ‘A leitura como farol para mentes em transformação’, o evento, que se estende até domingo, 14, no Parque do Chimarrão, iniciou as atividades com uma cerimônia que reuniu autoridades, estudantes, professores e a comunidade. O ponto alto da noite foi a palestra-show com o patrono desta edição, o músico e escritor Duca Leindecker.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Jarbas da Rosa, que destacou o evento como um espaço de reflexão para toda a família. “Esse evento é muito mais do que uma feira do livro. É um espaço de reflexão, onde a gente pode trazer desde crianças até a família. A nossa intenção sempre é valorizar e investir fortemente na cultura e em todas as manifestações culturais, porque acreditamos que uma transformação da sociedade se dá por investir na cultura, no esporte e na educação. Criar um cidadão com visão crítica, resolutiva, principalmente, participativa”, afirmou o gestor.

Representando o Serviço Social do Comércio (Sesc), um dos promotores do evento, a diretora interina Deise Costa ponderou a força da literatura para o desenvolvimento. “Que cada livro aberto seja uma janela para novos mundos. Que a feira seja um sucesso, que as pessoas aproveitem e que a leitura nos guie como um farol rumo a um futuro mais sensível, mais crítico e mais humano.”

O secretário de Cultura, Sandro Kroth, ressaltou o cuidado na elaboração da programação, pensada para o público local. “Se tratando de feira do livro, podem ter certeza que a gente faz uma programação, monta uma programação, sempre pensando primeiro nos venâncio-airenses e depois é que vamos adiante”, disse.

Palestra-show

Após o momento de falas, as atenções se voltaram para o patrono da 26ª Feira do Livro. Em um formato de palestra-show, Duca Leindecker intercalou sucessos da carreira musical com reflexões sobre o processo como escritor. O primeiro livro escrito por ele, A Casa da Esquina, tornou-se um best-seller, com 12 edições. Duca Leindecker já foi patrono da Feira do Livro de Venâncio em 2009.

O patrono interagiu com o público, compartilhou histórias da trajetória profissional e falou sobre a vínculo entre música e literatura na sua vida. “Eu quero agradecer o convite para ser patrono da feira. É muito importante esse movimento. A estrutura está muito bonita, fantástica, ficamos vislumbrados. Uma energia muito boa e que tenhamos todos uma ótima feira do livro”, declarou.

Com isso, a programação segue até domingo com uma vasta programação, incluindo painéis com escritores, espetáculos teatrais, contação de histórias e uma grande diversidade de livros. A expectativa da organização é de que um grande público circule pelo Parque do Chimarrão, especialmente no fim de semana.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.