O salão de atos da PUC, em Porto Alegre, foi palco nos dias 18 e 19 de novembro, para a realização da Copa dos Campeões promovido pela Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB). Quem esteve por lá representando o Vale do Rio Pardo foi a passo-sobradense Viviane Cristina da Rosa. A atleta conhecida em Venâncio Aires não teve uma participação qualquer. Com todo seu empenho, ela foi coroada com dois títulos. Um deles foi na categoria Wellnes, onde competiu com mais seis concorrentes. O segundo foi no Fit Model.
A atleta, que vem exercendo suas funções diárias ao longo de 3,5 anos na Academia do Borba, conta que pratica musculação desde os 13 anos. “Chegou um dia que entrei na academia porque não me sentia bem com o meu físico. Era muito magra e queria ganhar massa muscular. Com o passar das atividades fui me apaixonando cada vez mais pelo esporte. O sonho de competir no fisiculturismo acabou virando uma realidade”, disse.
Em 2018, Viviane iniciou uma preparação mas na época os custos altos não lhe permitiram dar aquela continuidade com maior ênfase. O ditado do ‘desistir jamais’ prevaleceu. “Na atualidade, graças a muito trabalho, consegui realizar esse sonho. No meu segundo campeonato de fisiculturismo, fui campeã nas duas categorias que optei em disputar”, relata a atleta. A primeira disputa oficial de Viviane foi em abril deste ano onde obteve a terceira posição entre 11 concorrentes.
Viviane não esconde o fato de que antes de ser atleta, era uma pessoa muito desregrada e até irresponsável. “Olha, não escondo de ninguém que trabalhava a semana inteira esperando o sábado e domingo para sair e beber com os amigos. Não adquiria nada e mal conseguia pagar as contas. Vivia uma vida medíocre. Hoje, graças ao fisiculturismo, eu sou uma pessoa mais disciplinada e comprometida. Levo isso para todas as áreas da minha vida”, completa.
Quem é
Viviane Cristina da Rosa, 27 anos, é natural de Passo do Sobrado. Ela é filha de Ademir e Ana da Rosa.
Ela tem 1,53cm e pesa 51 quilos
A atleta, que é acadêmica de Educação Física da Uninter, projeta completar o curso em junho de 2024.
A categoria Fit Model
A beleza facial, cabelos, pele e até mesmo a harmonia da maquiagem em relação ao conjunto corporal, cor do biquíni e sandália são avaliados.
Também é levado em consideração:
- O desenvolvimento e a forma geral do corpo;
- Físico completo e equilibrado;
- Proporcional e simétrico;
- Tom da pele, cabelo e beleza facial;
- A desenvoltura de se apresentar com confiança, equilíbrio e graça.
Em ambas atleta deve demonstrar postura, feminilidade e autoconfiança no palco em todos os momentos.
Para a campeã, disciplina e consistência
são as chaves para alcançar o sucesso
Viviane acrescenta que ao contrário do que muitos pensam, a parte mais difícil e desafiadora não é a dieta ou o treinamento, mas sim lidar com o estresse durante a fase final de preparação. “Precisamos construir uma mente forte para não acabar descontando nas pessoas mais próximas.”
Conforme ela, um atleta se prepara o ano todo. “Mesmo em períodos distantes de competições, a gente trabalha para melhorar os pontos fracos e isso não deixa de ser uma preparação. A dieta fica mais apertada geralmente nas últimas 12 semanas”, enfatiza. Para a competição na PUC, Viviane zerou carboidratos, os treinos de musculação foram cinco vezes na semana e os aeróbicos todos os dias.
A atleta relata que chega um ponto que o corpo já está no limite do cansaço. Bate a fome, o sono. Com isso se fica propenso em perder o controle. Tem que ter muito equilíbrio.
Para Viviane, a chave está em começar a preparação com a mente forte e convicta. “Sempre tento lembrar a razão pela qual eu estou fazendo isso. Recordo o meu ponto de partida e penso naqueles que me acompanham nas redes sociais, encontrando em mim inspiração de quem sabe também ser um atleta dessa arte. Lembro-me do motivo pelo qual eu pratico este esporte. É uma paixão diária”, completa a atleta que tem como apoiadores a Academia do Borba e a Divina Terra.
A categoria Wellnes
A avaliação da atleta é feita quanto ao seu nível de tônus corporal geral, devem ter uma aparência agradável e firme e com baixa porcentagem de gordura corporal. O físico não deve ser excessivamente musculoso e deve estar livre de estriações musculares. A beleza facial, cabelos, pele e até mesmo a harmonia da maquiagem em relação ao conjunto corporal, cor do biquíni e sandália são questões que passam por avaliação.