Depois ou durante os estudos, um dos grandes desafios é o mercado de trabalho e a qualificação profissional. Como muitas pessoas dizem, a teoria é diferente da prática. Ao pensar nisso, o Instituto Federal Sul-rio-grandense do campus Venâncio Aires adota um método de ensino diversificado e exige que todos os alunos do quarto ano passem pelo processo de estágio. Os mesmos, neste período, optam por fazer alguma atividade dentro de uma empresa ou um projeto de pesquisa e extensão na própria escola.

Com 594 alunos no instituto, no momento, cerca de cem deles estão em processo obrigatório de estágio. Embora alguns optem por fazer o projeto, a preferência da maioria é o trabalho dentro de uma empresa.

De acordo com o diretor geral do campus Venâncio Aires, Cristian Oliveira da Conceição, a instituição, no setor de estágios, tem relação com 40 empresas da Capital Nacional do Chimarrão, sete de Lajeado e 7 de Santa Cruz do Sul. Além disso, a escola tem desde 2012 alunos em estágio. Para o diretor, o mesmo é de grande importância: “Quando a educação se veicula ao projeto de desenvolvimento da cidade e consegue fazer com que as pessoas se incluam mais, isso oferece maior desenvolvimento econômico e social. é bom para a escola, para o aluno e sociedade.”

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateTainá: “Com o estágio, nós adquirimos experiência com a experiência dos outros”
Tainá: “Com o estágio, nós adquirimos experiência com a experiência dos outros”

CONHECIMENTOA estudante do curso técnico em informática do IFSul, Tainá Schaeffer, 18 anos, por exemplo, passa, no momento, pelo processo de estágio. Ela, que entrou em 2012 no curso, é estagiária da Folha do Mate desde abril e termina o estágio no dia 13 deste mês. Além disso, também concluirá o curso neste ano.

O gostinho pela informática e a habilidade para lidar com esse ‘mundo da tecnologia’ foram fundamentais para a escolha dela. Optou por fazer o vestibular da instituição e, após isso, ingressou no ramo. “Gosto dessa área, até porque o mercado de trabalho é bem amplo”, comenta.

Confira a matéria completa na edição deste fim de semana ou no flip