Para a segunda-feira, 22, às 15h30min, está agendada a audiência pública, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, para tratar sobre os serviços e atendimentos prestados pela RGE, empresa responsável pela distribuição de energia no município.
A reunião será aberta ao público, com lugares limitados e respeitando todas as regras de prevenção contra a Covid-19. Também haverá transmissão pela internet. O objetivo é tratar de questões sobre a manutenção e problemas da rede, especialmente sobre a falta de energia elétrica e demora na solução de problemas, tanto na cidade quanto no interior.
O vereador Gerson Ruppenthal (PDT) é um dos proponentes da audiência. Segundo ele, que reside em Linha Brasil, os moradores do interior convivem, com frequência, com quedas e a demora para o restabelecimento da energia elétrica. Quando a energia é interrompida, os moradores de localidades mais distantes ficam dias sem luz. “Eu já fiquei cinco dias sem luz”, lamenta.
O vereador afirma que recebe muitas queixas sobre o assunto. “No interior, uma chave de energia liga muitas casas, então se dá problema em um ponto já deixa umas dez casas sem luz. Isso poderia ser diminuído, para que menos casas sejam atingidas”, frisa.
Entre as diversas pautas da reunião está a demora para essas soluções, especialmente, o restabelecimento da energia. Ele comenta que muitos moradores do interior reclamam que quando dá temporal ou acontece algum problema na luz, eles precisam ligar dezenas de vezes para a RGE. “Muitas vezes eles até vão olhar, mas não resolvem.”
Demora
Leane Adeli Horn, 61 anos, está entre as moradoras do interior do município que sofre com a queda de energia elétrica. A moradora de Linha Cecília já ficou mais de 52 horas sem energia elétrica no ano passado e afirma que a RGE demora muito para resolver problemas simples.
Ela lembra que em dezembro teve um temporal, na tarde de um domingo, e um transformador estragou. Somente três dias depois a energia elétrica voltou. “A gente liga, liga, liga e nada é resolvido. Daí mandam caminhão com três, quatro pessoas, elas olham e vão embora. Isso acontece umas duas, três vezes, até que arrumam mesmo.”
Ela tem uma agroindústria de conservas e diz que quando está sem luz acaba atrasando as demandas. “Não necessito tanto da energia elétrica quanto outros serviços, mas como faço bastante coisa pela noite, fica difícil sem luz. Temos que ficar a base de velas”, acrescenta Leane.
“São muitas pautas para discutir nessa audiência mas, principalmente, queremos que eles agilizem a ligação da energia elétrica. Não podemos ficar vários dias sem luz.”
GERSON RUPPENTHAL
Vereador do PDT
Loteamento Serafim
Moradores do Loteamento Serafim também reclamam das constantes queda de energia elétrica. A RGE afirma que o problema do local já foi solucionado. Segundo a moradora Fernanda Beatriz de Araújo Moreira, toda vez que o tempo está para chuva, a energia elétrica cai. “Isso acontece em dias com vento. Acredito que um fio encosta no outro, por isso ficamos sem luz. Agora dizem que foi arrumado, mas como ainda não choveu nesta semana não posso afirmar que está tudo bem.”
O que disse a RGE
A RGE informa que será representada durante a audiência pública na próxima segunda-feira, 22. A empresa ressalta que vem atuando no município com base nos planos de manutenção anual. Estes planos englobam inúmeras ações, como por exemplo, a limpeza de faixa de servidão da rede elétrica e obras estruturantes. Dentre estas obras, estão a ampliação da capacidade da Subestação Venâncio Aires 2, e a execução de inspeções periódicas no sistema de distribuição que atende o Venâncio Aires.