As tipuanas, que formam um túnel verde ao longo da rua Osvaldo Aranha, viraram motivo de discussão nos últimos meses. Há aqueles que querem a remoção, enquanto outros desejam preservar as árvores. Para ampliar o debate, o vereador José Cândido Faleiro Neto (PT), propôs a realização de uma audiência pública, que ocorreu na noite de terça-feira (23), no plenário Vicente Schuck.

 

A comunidade se fez presente e expôs sua opinião sobre o assunto. O engenheiro agrônomo Clóvis Schwertner se posicionou a favor da manutenção das tipuanas. “Devemos deixar a emoção de lado e trabalhar com a razão. Sugiro que se forme uma comissão com técnicos e políticos para tomar a decisão”, destacou. Schwertner também propôs que o município consulte o engenheiro agrônomo Lair Angelo Baum Ferreira, uma dos maiores nomes no Rio Grande do Sul no quesito arborização urbana.

 

Uma das pessoas que defende a substituição das tipuanas é o médico Flávio Seibt, que não esteve presente na audiência, mas foi representado pelo advogado Giuliano Valduga, que falou sobre os prejuízos e danos em prédios públicos e privados causados pelas raízes das tipuanas. Destacou os estragos na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, no Corpo de Bombeiros, nas redes de esgoto e eletricidade e no calçamento. “Todos estes danos terão que ser corrigidos com dinheiro de impostos.”

 

“Precisamos de qualidade de vida, e isso passa pela arborização do município” defendeu o design gráfico Mauricio Lucas, que foi quem iniciou o movimento SOS Tipuanas nas redes sociais. Garantiu que o problema não são apenas as tipuanas do centro. “As árvores estão sendo cortadas em todo o município e isso é preocupante”, frisou.

 

No encontro ficou acertado que as diferentes opiniões apresentadas a respeito das tipuanas em Venâncio Aires irão compor um relatório, organizado pela Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores e que será entregue à imprensa e à Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente.

 

Mais detalhes na edição impressa de 25/04

Fonte: Assesoria de Imprensa da Câmara de Vereadores