O número de denúncias relacionadas a aglomerações indevidas de pessoas em estabelecimentos comerciais e residências se elevou significativamente nesta semana. “Estamos recebendo muitas denúncias de aglomeração de pessoas, a demanda aumentou muito”, afirma a fiscal de posturas Daniele Mohr, coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda.
Ela destaca que é notório um afrouxamento muito grande da população com os cuidados, talvez por uma falsa sensação de que tudo está voltando à normalidade. “É importante que as pessoas entendam que a flexibilização agora vai impactar daqui a duas ou três semanas, é uma falsa sensação de segurança”, observa.
Daniele lembra que há possibilidade de mudança da bandeira – alteração para a categoria vermelha – de alguns municípios nos próximos dias, mas ainda não há confirmação de alteração na fiscalização que está sendo feita atualmente. O governador do Estado, Eduardo Leite, já sinalizou para isso, e as novidades devem ser anunciadas neste sábado, 13. “As pessoas precisam entender que não estamos em uma normalidade. Precisamos continuar com os cuidados”, ressalta a fiscal.
Segundo Daniele, o trabalho tem sido intenso nos últimos meses, já que são duas fiscais de posturas que fazem a averiguação das denúncias sobre o descumprimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus, sem deixar de realizar as atividades rotineiras da pasta. A Brigada Militar também auxilia nas abordagens, assim como servidores de outros setores do Município, como fiscais tributários, da Vigilância Sanitária, de Obras e Trânsito. “Temos dificuldades por falta de pessoal, mas vamos continuar a atender o maior número possível de denúncias e conscientizar a população”, enfatiza. As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, por mensagem de WhatsApp, para o número 99563-0569.