Depois de 18 dias sem nenhuma confirmação de Covid-19, Mato Leitão voltou a registrar casos da doença no dia 23 de junho. Em pouco mais de uma semana, o número mais do que dobrou: foram 15 novos casos, o que fez com que o total de pessoas infectadas pelo coronavírus chegasse a 24, na terça-feira, 30 de junho. Do total, 19 já estão curados, quatro seguem em isolamento domiciliar e um internado no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Para a secretária municipal de Saúde, Joana Maria Kist Dresch, a situação preocupa e deve servir de alerta para que a população mantenha os cuidados preventivos e o distanciamento social. “O número vem aumentando e a nossa preocupação é que, como que quase diariamente surgem novos casos e precisamos fazer todo o monitoramento das pessoas com quem esses pacientes tiveram contato, para impedir que a doença se espalhe.”
Joana explica que é realizada uma busca ativa dos casos: sempre que há uma confirmação, a pessoa fica em isolamento por 14 dias e, depois disso, é realizado o teste nas pessoas que tiveram contato com ele. “Assim, vão surgindo novos casos. Muitas pessoas sequer sabiam que tinham sido infectadas, pois não tiveram sintomas.”
Além disso, os testes são aplicados em casos de pessoas com sintomas respiratórios, conforme protocolo, quando há orientação médica. “Alguns testes foram feitos de forma particular, mas a maioria é da Prefeitura. Inclusive, estamos encaminhando a compra de mais testes para não faltar.
De acordo com a secretária, pessoas de diferentes localidades e de diversas faixas etárias têm sido infectadas com a doença. Ela reforça que a intenção não é criar pânico, mas conscientização. “A prevenção é para todos e todos precisam ajudar. É preciso bom senso e conscientização, para que possamos ter pessoas saudáveis no município.”
Prevenção
O uso de máscaras e a higienização correta das mãos, além do distanciamento social, estão entre as principais medidas para prevenir a disseminação do coronavírus. A dona de casa Jurema da Silva, 38 anos, acredita que todas as pessoas precisam se prevenir, pois todo o cuidado é pouco. “A gente nunca sabe se a pessoa que está perto de nós tem alguma coisa. Por isso, é preciso se prevenir e usar máscara”, considera.
*Colaborou Alvaro Pegoraro
“Não queremos criar pânico, mas conscientização. As medidas preventivas precisam valer para todos. É preciso bom senso.”
JOANA MARIA KIST DRESCH – Secretária de Saúde
Em caso de sintomas de Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta e de cabeça, a orientação é que as pessoas procurem atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Pesquisa do Cisvale
- Mato Leitão é um dos 14 municípios da região que vai participar do estudo sobre a prevalência do coronavírus realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
- A pesquisa terá início no dia 18 e ocorrerá de forma simultânea nos municípios.
- Ao todo, serão aplicados cinco mil testes, aplicados em quatro etapas, a cada 14 dias, sempre aos fins de semana.
- Os testes serão feitos de forma aleatória, por sorteio, por meio de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada.
- A divisão de exames para cada município será realizada a partir de um cálculo matemático, obedecendo a consideração populacional.