Deve ir à votação na próxima segunda-feira, 14, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei do Executivo que concede auxílio financeiro às entidades carnavalescas de Venâncio Aires, para a realização do carnaval de rua 2013. Os desfiles estão agendados para os dias 9 e 11 de fevereiro e as escolas de samba intensificam os preparativos das alegorias e fantasias. Para isso, aguardam o repasse da verba da prefeitura, para agilizarem o trabalho.
Pelo projeto, o Município irá repassar R$ 80 mil para a realização do desfile das quatro escolas de samba na ‘rua grande’, sendo R$ 20 mil para cada.
A Associação de Moradores da Vila Freese, vai receber o valor para a escola Unidos das Vilas; a Associação Négo Futebol Club, para a Acadêmicos do Samba; o Esporte Clube Guarani, para a Fiel Tribo Guarani e; a Ong Consciência e Atitude – COAT, para a escola Império do Samba.
Conforme o vice-prefeito e secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Giovane Wickert, o projeto será encaminhado em regime de urgência. “As escolas já estão comprando o material das fantasias e carros e precisam do valor. Muitas vezes nem têm dinheiro em caixa”, destacou.
Sobre o carnaval competitivo, Wickert ressaltou que está sendo formado um júri, inclusive com pessoas de fora do município, que terão a responsabilidade de avaliar quesitos como bateria, fantasias, samba-enredo, etc. A intenção da volta da competição é fazer com que as escolas tenham ainda mais qualidade no seu desfile e que esse espírito faça com que as escolas se animem e também antecipem o trabalho em torno do carnaval do próximo ano.