Avançam preparativos para a 150ª Festa de São Sebastião Mártir
Festa ocorre entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2026 (Foto: Juan Grings)

Estão avançados os trabalhos de organização para a 150ª Festa de São Sebastião Mártir, um dos maiores eventos de Venâncio Aires e que celebra o santo padroeiro do município. Faltando cerca de cinco meses para o desenvolvimento da programação, festeiros e demais integrantes da comissão organizadora trabalham na preparação da ação entre amigos e definem as atividades sociais e religiosas.

O tema ‘150 anos de fé, esperança e missão: Venâncio Aires caminha com São Sebastião’ é o responsável por conduzir o planejamento do evento. A definição ocorreu ainda no dia 18 de julho, durante Assembleia Paroquial de Evangelização. Foram mais de 40 sugestões de lema apresentadas. A partir disso, os festeiros se reuniram e compuseram seis propostas, que foram encaminhadas para assembleia.

A festa terá cinco dias consecutivos de programação. As celebrações começam no fim da tarde de 16 de janeiro e continuam ao longo de todo o sábado, 17, e domingo, 18. Na segunda-feira, 19, também estão previstas algumas atividades, que culminarão na terça-feira, 20, feriado municipal em honra ao santo. Este dia contará com programação intensa, incluindo a tradicional Missa Campal e a procissão.

Planejamento

Segundo o pároco Roque Hammes, na parte religiosa, os preparativos para as trezenas – missas celebradas na Igreja Matriz nas 13 quintas-feiras que antecedem a festa – estão sendo finalizados. Ele diz que, neste ano, o calendário precisou ser antecipado por causa dos feriados de Natal e Ano Novo. “Serão dois feriados em quintas-feiras, que vamos acabar não realizando as missas”, explica. Nos próximos dias, devem ser definidos os temas de cada encontro, em conjunto com as equipes de liturgia.

As peregrinações manterão o formato dos últimos anos, com celebrações realizadas em núcleos que abrangem diversas comunidades. O cronograma ainda está em fase de definição.

Ação Entre Amigos da 150ª Festa de São Sebastião Mártir

Os casais festeiros responsáveis por conduzirem os trabalhos são César Alexandre Gonçalves e Mariza Schmidt, da Comunidade Menino Jesus de Praga, de Linha Cerro dos Bois; Romeu Fagundes e Maria Terezinha Schmidt Hanzen, da Comunidade São Lucas, do bairro Aviação; e Marlon Borre e Nair Milene Barbosa, da Comunidade São Francisco Xavier, do bairro São Francisco Xavier.

Atualmente, dedicam-se à organização da tradicional ação entre amigos e estão na fase final de arrecadação de prêmios junto ao comércio e às indústrias locais. A meta é realizar o lançamento no começo de novembro, juntamente com o início da venda dos blocos. Uma das mudanças deste ano, aprovada pelos festeiros e pelo Conselho de Administração, é o reajuste no valor da cartela, que passará de R$ 8 para R$ 10.

Ex-festeiros

  • No dia 5 de setembro, ocorre um jantar festivo no Salão Konrad, de Vila Santa Emília. O encontro é destinado para ex-festeiros da Festa do Bastião.
  • No encontro, que visa a integração, o objetivo também é reunir pontos importantes das festas passadas para levantar um histórico. A organização é dos festeiros da 145ª edição: Abelar Fernando e Lisabeth Inês Quoos Borges, Joaquim e Ivone Schwertz Sünderman e Blásio e Márcia Hickmann.
  • Para mais informações e compra de cartões, está disponível o telefone (51) 99675-8475, com Márcia Hickmann.

Lembranças dos 150 anos de história

Consagrada como uma das mais antigas da região, a Festa de São Sebastião Mártir une cultura, gastronomia e a hospitalidade de Venâncio Aires, resistindo ao tempo e às diversas mudanças ao longo de sua história.

Para celebrar os 150 anos, o objetivo da organização é reunir e apresentar à comunidade os pontos mais importantes dessa trajetória. Por isso, a professora e escritora Angelita da Rosa está conduzindo um levantamento dos principais momentos do evento.
“Possuímos muitos registros escritos, como balanços das festas, mas diversas questões, como fatos e acontecimentos, não estão documentadas. Daí a importância deste trabalho”, explica o pároco, padre Roque Hammes.

Dois hinos

Outros diferenciais para a 150ª Festa de São Sebastião Mártir, serão dois hinos. O primeiro deles, será executado durante as trezenas e celebrações. Responsável pela composição, Felipe Borges adianta que já tem um esboço pronto e, agora, trabalha na melodia. “A busca é sempre por algo que seja fácil para os participantes cantarem durante as celebrações”, afirma.

A atuação de Felipe nas animações litúrgicas começou na 142ª edição da festa, ano em que os pais da esposa, Júlia Neumann, foram os festeiros. Suas inspirações musicais incluem Telmo Kist, que tocava nas celebrações da comunidade de Linha Ponte Queimada, e o professor Paulo Schonarth, com quem iniciou as aulas de violão em 2016, através de um projeto musical da paróquia.

“Este ano é especial, é uma festa especial. A iniciativa partiu do padre Roque Hammes. Ele me lançou este desafio, e estamos trabalhando em algo para marcar os 150 anos da festa do nosso padroeiro”, ressalta.

Ele complementa que o trabalho de resumir tantos anos de história na letra de uma música é desafiador. “Mas temos pontos marcantes que estão sempre presentes, como a devoção do povo ao padroeiro e a dedicação dos voluntários. Ninguém é pago, todos se doam sem medir cansaço”, avalia Felipe.

História

Um outro hino, composto por Paulo Schonarth, também é novidade. A composição conta a história da festa, citando desde a doação do terreno por Brígida do Nascimento para a construção da capela até a primeira festa, em 20 de janeiro de 1876. O professor ainda é compositor do hino ‘Viva São Sebastião, salve nosso padroeiro’, bastante conhecido entre a comunidade.

CELEBRANDO SÃO SEBASTIÃO
Composição: Felipe Borges

Refrão:
São Sebastião, mártir fiel,
guia este povo que contigo caminha.
Cento e cinquenta anos de tradição
te celebramos com muita devoção!

Nesta cidade, teu povo caminha
com gratidão no coração.
Tua proteção nos acompanha
e nos dá força pra nossa missão.

Na dificuldade, foste sinal
de esperança, firmeza e de fé.
Mesmo com flechas cravadas no teu corpo,
O amor em Deus te manteve de pé

No coração de nossas famílias
teu nome sempre foi uma inspiração.
Dos mais antigos aos mais pequenos,
todos gritamos: “Viva São Sebastião!”

Ó mártir santo, o teu exemplo
ensina sempre a servir e amar.
Com a doação deste teu povo,
essa história vamos continuar.

SESQUINCENTENÁRIO DA FESTA DO BASTIÃO
Composição: Paulo Schonarth

Em um terreno que foi doado
por dona Brígida do Nascimento,
onde pessoas livres e escravos
se reuniram para festejar
o dia do seu padroeiro
São Sebastião
foi no dia 20 de janeiro de 1876

Muitos foram festeiros
Muitos padres e diretorias
Foram tantas peregrinações
pelos bairros e interior.
Muitas foram as trezenas,
as missas e procissões.
Sempre teve a boa galinhada
E o famoso pastel do Bastião.

Sesquicentenário
da Festa de São Sebastião.
150 anos
de muita festa e animação.
Sesquicentenário
Que neste ano comemoramos
150 anos
a Festa do Bastião festejamos

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.