São apenas três anos de história, mas não é pouco para contar o trabalho realizado pela Associação Vôlei Venâncio (AVV) na Capital Nacional do Chimarrão. Criado em 2020, a AVV conta, atualmente, com 300 atletas divididos em três projetos diferentes, vôlei de quadra, vôlei de areia e minivôlei. As equipes disputam diversos campeonatos, tanto regionais, quanto estaduais, como a Liga Gaúcha de Voleibol (LGV) e a Liga Serra Vale.
De acordo com um dos treinadores, Alef Oliveira, os últimos anos têm sido desafiadores, ainda que positivos. “Todo início é difícil e não foi diferente para a gente, aos poucos estamos conseguindo nosso espaço e nos organizamos para crescer cada vez mais”, frisa. A AVV conta com quatro treinadores Alan Schuster, Alef Oliveira, Gabriel Endler e Rafael Rodrigues, que comandam o vôlei de quadra nas categorias mirim (11 e 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e adulto; vôlei de areia, com as turmas divididas em nível técnicos; e minivôlei com seis turmas, no qual o objetivo é a iniciação no esporte.
O treinador Alan Schuster destaca que o objetivo principal é retornar a uma cultura forte de voleibol em Venâncio. Dentro dos projetos, a Associação busca se adequar com a realidade dos alunos, por exemplo, as turmas iniciais aprendem de forma recreativa e lúdica o esporte, já em outras auxiliam na formação de atletas que almejam voos maiores na modalidade. “E acreditamos que isso seja a maior importância do vôlei em Venâncio, o vôlei para todos”, enfatiza.
A equipe conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, para a participação em campeonatos. Em 2022, a Associação ganhou o prêmio de Entidade Destaque, do Destaque Esportivo de Venâncio Aires.
Futuro
Segundo o treinador Gabriel Endler, as expectativas são de conquistar um ginásio para concentrar os treinamentos e, além disso, participar com mais frequência de competições promovidas pela Federação Gaúcha de Voleibol (FGV).
Além das equipes adultas que participam da Liga Gaúcha de Voleibol, são outras quatro competições em destaque na temporada, uma aluna está em Fortaleza participando do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia sub-17; em outubro ocorre o Estadual sub-23 de vôlei de areia, em Porto Alegre; a equipe mirim feminina, na primeira participação em competição internacional, conquistou o segundo lugar no Festival Internacional de Voleibol Cidade de Estrela em junho desse ano. Essa mesma equipe participará, em outubro e novembro, da Taça Paraná de Voleibol, considerada a maior competição de base do país.
Ainda, o treinador Rafael Rodrigues detalha que são muitos alunos inscritos e a procura cresce cada vez mais, o que já resulta em uma lista de espera, para que seja possível atender todos as turmas existentes. “Portanto nosso principal problema vem sendo ginásio para treinos. Além disso, temos poucos materiais de treinos, os quais precisam ser transportados diariamente entre os ginásios cedidos para a gente.”
Os treinadores ressaltam que o esporte ajuda na formação positiva dos jovens, por exemplo, com comprometimento, trabalho em equipe, responsabilidade e superação. “Queremos que os alunos que passem pela AVV levem para a vida as experiências e aprendizados que tiveram conosco”, finaliza Rodrigues.
Campeonato Estadual
• Neste fim de semana, ocorre a 3ª Etapa da Liga Gaúcha de Voleibol, no sábado, 23, com a categoria adulto feminina e domingo, 24, com o masculino, a partir das 8h no Centro de Eventos Coopeva, em Venâncio Aires.
• O evento contará com transmissão ao vivo das finais no Terra Play, canal do YouTube da Rádio Terra 105.1 e Folha do Mate.
• A Associação Vôlei Venâncio, anfitriã do evento, confirma também lancheria com diversas opções de lanches e bebidas.