A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Macedo recebeu nesta semana quatro novas residentes multiprofissionais e médica da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. O grupo é formado pela a enfermeira Gerusa Bittencourt, a psicóloga Marília Bohrer, a nutricionista Bianca Zeni e a médica Adriane Naue. Elas receberam bolsas de estudo do Governo do Estado para realizar a especialização e serão supervisionadas por preceptoras do município. A recepção às novas residentes aconteceu na última segunda-feira, 17, com a presença do prefeito Airton Artus, da equipe da ESF Macedo e demais gestores da Secretaria Municipal de Saúde.
A parceria entre o município de Venâncio Aires e a Escola iniciou há um ano, quando três profissionais das áreas de psicologia, nutrição e enfermagem iniciaram atividades na mesma ESF e hoje desempenham suas atividades em outros campos de prática em Venâncio Aires e também na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. O acordo com a Escola de Saúde Pública para a atuação dos profissionais nas unidades de saúde venâncio-airenses, pelo período de dois anos, não gera custos aos cofres do município.
No encontro com a equipe de trabalho da ESF do bairro, o prefeito Airton Artus deu às boas-vindas ao grupo e salientou a importância da realização de trabalho preventivo na área da saúde. “Sempre abordo com muito otimismo os serviços de saúde. A ampliação da equipe vai ao encontro das principais necessidades que possuímos hoje nesta área”, destacou. A ESF Macedo atende hoje uma população superior a 3,5 mil pessoas, abrangendo ainda os bairros São João Batista, Vila Rica, Cidade Verde e Cidade Alta.