Nesta sexta-feira, 26, a banda venâncio-airense Maquinados promove a gravação do seu primeiro DVD. O show ocorrerá no auditório do Colégio Gaspar, a partir das 21h, palco da primeira apresentação da banda. A entrada é franca, contudo os ingressos, limitados a 300 espectadores, precisam ser retirados na secretaria do educandário. A gravação acústica é alusiva aos 15 anos do grupo, que também já usou a nomenclatura MQN. 

A preparação para o show de gravação do DVD ocorre desde outubro do ano passado, quando o projeto foi cadastrado junto à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Rio Grande do Sul. Já os ensaios são realizado há cinco meses. Serão gravadas 14 músicas, destas, duas são inéditas. No repertório constarão canções do primeiro e segundo CDs, como os sucessos “Venha Comigo”, “Velha Canção” e “Ser Feliz Outra Vez”. 

Uma das músicas que foi escrita no início da carreira e que nunca chegou a ser lançada oficialmente constará no novo material. Trata-se de Lágrimas, escrita em parceria entre o vocalista Thomás Lenz e sua mãe Patrícia Schwingel. Já as duas músicas inéditas são “Cada um do seu jeito” e “Hajam Chás”.

Foto: Divulgação / Folha do Mate Maquinados comemora os 15 anos da banda com gravação de DVD acústico
Maquinados comemora os 15 anos da banda com gravação de DVD acústico

DEZ CÂMERAS 

O diretor de gravação será o produtor cultural da Bola Produtora, Everton Teixeira. Para a gravação devem ser usadas, pelo menos, dez câmeras, além de dezenas de microfones que ficarão também entre a plateia. O DVD deve ser lançado em março.

O patrocínio, via LIC, é da Cléris Calçados, Condusvale e Supermercado Lenz.

FORMAÇÃO 

O grupo é formado por Thomás Lenz, Dudu Peiter, Isma Pádua e Duda Kuhn, mas já teve também a participação do baixista Gustavo Wehner.

A procura pelos ingressos é crescente. Nesta terça-feira, 23, 70% já haviam sido retirados junto à secretaria do colégio.

Trabalhos anteriores 

1 O primeiro CD da banda, produzido por Júlio Porto e Ray-z, foi lançado em 2008 e contém 13 faixas.

2 Lançado em 2011, o segundo CD foi produzido por Beto Machado E gravado em Venâncio Aires, no estúdio próprio da banda e em São Paulo.

3 A Maquinados tem ainda na discografia cerca de 5 EP’s, como o EP Labirintos que foi lançado em 2015, com três músicas inéditas. Este foi gravado e produzido pela própria banda.

Apresentações 

Nesses 15 anos de banda ocorreram apresentações em diversos estados brasileiros, destaque para São Paulo, Minas Gerais e Bahia. No Rio Grande do Sul, turnês foram realizadas pelos vales do Taquari e Rio Pardo, Grande Porto Alegre e litoral gaúcho. Outro momento importante foi, em Venâncio Aires, a abertura do show da banda CPM 22.